Lojas de Chá pelo Mundo



Hoje algumas das casas de chá pelo mundo...

Adagio teas - Illinois, EUA

Tea forté - Hawaii (possui lojas em vários países)

David's Tea - Canadá (tem lojas nos EUA também)

Teavana - Nova York

Tea Palace - Londres

Alice's Tea Cup - New York

T2 - Austrália

Tee Gschwendner - Alemanha (possui lojas em vários países)



Harney & Sons - Nova York

Lojas de Chá pelo Brasil


Desde agosto tenho pesquisado sobre lojas de chás pelo Brasil e pelo mundo quase que diariamente e é impressionante como cada dia descubro uma diferente pelo mundo. Fico com vontade de conhecer todas! No Brasil, só conheci uma pessoalmente por enquanto, a Loja do Chá em Porto Alegre, que infelizmente não tirei fotos nem encontrei fotos pela internet. A mesma loja se encontra em Gramado - RS. O site é esse aqui

Essas são as lojas do Brasil que encontrei pela internet:

Talchá - São Paulo

Tee Gschwendner - Brasília e São Paulo (respectivamente)


Jardim do Chá - Caxias do Sul, RS

A Casa de Chá - Belo Horizonte, MG

The Kettle - Curitiba, PR

Chá para acalmar - Jardim do Mosteiro; Loja do Chá

Esse delicioso chá me traz a sensação de final de tarde de primavera, atirada numa rede, admirando a paisagem. Leve, refrescante e relaxante.
Contém maçã, folhas de aveleira, flores de lavanda e girassol, rosa mosqueta, rosas, malva, calêndula e hortelã-pimenta.


Fonte: Folha do Chá




Pato Fu pra combinar com esse clima. Pode acreditar...

Infusores

A segunda coisa que mais gosto, depois dos chás, são os infusores! A criatividade é algo que me impressiona e uma variedade de formatos, tipos e tamanhos invadem as prateleiras, tornando o momento do chá bem mais divertido. Podemos encontrar desde os mais básicos até os mais inusitados:


Estes da foto podem ser encontrados: aqui, aqui, aqui e aqui.

Preparador de Chá

O consumo e a varidade de chás aumentaram nos últimos anos e junto, claro, os equipamentos e objetos relacionados ao chá tinham que ser expandidos no mercado. Uma criação que achei muito inteligente é o preparador de chá, que tem diversas marcas e fico devendo qual foi a pioneira.
No Brasil eu sei que tem aqui e aqui.


Para ver o funcionamento, tem esse vídeo aqui:


Eu ainda não experimentei um... assim que o fizer, volto para contar. :)

Preparando o Chá - Tempo e Temperatura

Já vi algumas variações sobre o tempo de infusão e temperatura da água, por isso o melhor é seguir a recomendação do fabricante/fornecedor. Para ter uma ideia, traduzi e adaptei uma tabela que encontrei no site Teavana.


Eles ainda lembram o seguinte: 
- Os chás branco aromatizado, verde, oolong e preto, podem ficar amargos caso o tempo de infusão seja maior do que o recomendado.
- Caso deseje um chá mais forte, acrescente uma quantidade maior de chá. A quantidade recomendada na tabela é para aproximadamente 240ml.
- Se for deixar o chá gelar naturalmente (sem adicionar gelo), não precisa colocar uma quantidade maior de chá, deve-se seguir a mesma recomendação do chá quente normal.

Como eu já disse no post anterior, acho que é sempre bom ir testando quantidade, tempo e temperaturas diferentes até alcançar o sabor perfeito para cada paladar. :)

Preparando o Chá - Equipamentos

Para preparar uma boa xícara de chá é preciso água quente e chá, certo? Certo. Qual a quantidade de chá? Qual a quantidade de água? Quanto tempo deixar em infusão? Hã?

Pois é, quando eu comecei a fazer chá, pegava um saquinho, colocava dentro da xícara e jogava água fervendo em cima, independente do chá. Eu achava que não fazia diferença e que era bobagem controlar o tempo de infusão. Gosto sempre de dar o exemplo do chá verde. A primeira vez que fiz chá verde (folha solta), coloquei uma quantidade que considerei adequada dentro de um infusor e joguei água fervendo e deixei o infusor ali até terminar de tomar o maldito chá, que ficou amargo, forte, gosto estranho.
Um belo dia tive a feliz ideia de respeitar a indicação do fabricante quanto a temperatura e tempo de infusão. Resultado: amei o mesmo chá verde que tinha odiado anteriormente.

Lembrando que não sou nenhuma expert, sou apenas uma curiosa que procura ler, pesquisar e fazer testes em casa. Aconselho que façam o mesmo. Testem diferentes temperaturas e tempo de infusão até acertar para o paladar de vocês.

O chá, para mim, além de saboroso, prazeroso e saudável, é uma diversão. Adoro ver xícaras, canecas, infusores e bules de diferentes materiais, cores e formatos! Então pra começar aqui vão equipamentos básicos pra preparar um chá.


Uma chaleira ou chaleira elétrica, na foto o chá é o Green Moroccan Mint da The Gourmet Tea, um infusor, colher de chá, xícara ou caneca e um relógio.
Sim, pode usar chá de saquinho.

Em breve falarei sobre algumas variedades de equipamentos que existem atualmente e trazem praticidade e diversão para o momento do chá. :)

Produção do Chá

Os chás sofrem diferentes processos para que se tornem chás branco, verde, preto, oolong e pu-erh, conforme o esquema simplificado:

Fonte: Folha do Chá

Aqui tem um vídeo sobre a produção de chás na China e também mostra o preparo do chá para degustação de forma tradicional.

O resultado final pode variar muito mas aqui está um exemplo de cada tipo:


Os chás acima não são aromatizados nem misturados com outras ervas, flores, frutas ou especiarias, porém quando a mistura ocorre, inúmeros chás surgem com diferentes sabores e aromas, proporcionando aos consumidores um conceito diferente de chá. :)

Chás e Infusões

Hoje resolvi fazer um esquema simples mostrando os tipos de chás e infusões relacionados com suas plantas de origem.

Todo chá vem da mesma planta e as infusões podem ser feitas a partir de outras ervas, flores e frutas.
A diferença entre os tipos de chás é o processo que as folhas sofrem e o quanto de oxigênio elas podem absorver durante o processo.

Chás

                                 Fonte: Folha do Chá

Infusões


Fonte: Folha do Chá

A Camelia sinensis é cultivada principalmente no Sri Lanka, India, China e Japão. No Brasil, o seu cultivo ainda é pouco explorado. 
O Rooibos é um arbusto da África do Sul, suas folhas oxidadas adquirem um tom marrom avermelhado. Existe também o Rooibos verde, o qual não sofre o processo de oxidação. Ao contrário do chá (Camellia sinensis), o Rooibos não contém cafeína.
A erva mate (Ilex paraguariensis) vem da América do Sul, amplamente consumida no sul do Brasil como chimarrão ou mate, também utilizada em infusões pelo mundo todo.
Além dessas, existem inúmeras infusões de flores, frutas e outras ervas, que constituem os chás medicinais e os sabores mais variados.
As misturas de chás e infusões também são cada vez mais comuns, trazendo uma grande variedade de sabores aos consumidores. :)

Earl Grey - Cuida té

Chá preto Earl Grey da Cuida té.
Este chá foi um dos que comprei junto com meu primo Gustavo lá no Uruguai. Compramos também um Rooibos Tiramisú, sobre o qual falarei outro dia.

É um chá preto aromatizado com óleo essencial de bergamota, como todo Earl Grey. Até hoje só provei chá preto Earl Grey mas existem chá verde, branco e rooibos também. 
Acho esse chá muito perfumado e o sabor mistura muito bem a adstringência leve do chá preto com a refrescante bergamota. Já tomei com leite e ele fica mais suave.


     Fonte: Folha do Chá


O nome Earl Grey foi uma homenagem ao primeiro ministro britânico no ano de 1830, e foi a partir dele que este chá ficou conhecido, principalmente na Inglaterra. No entanto, parece que diversos chás aromatizados com óleo de bergamota já eram utilizados pelos indianos e pelos chineses. Em breve espero poder trazer um pouco mais da história dos chás. :)

Primeiros contatos com o chá

Hoje perguntei para minha mãe qual tinha sido minha primeira experiência com um chá. Ela disse que aos 3 meses de idade (absurdo para hoje em dia) eu tomei um chá de erva doce. Está certo que não é chá, é infusão, mesmo assim é considerável.
Obviamente eu não lembro dessa experiência, então fiquei puxando da memória e lembrei que quando criança tomava muito o famoso Chá Mate Leão. Tá, eu sei, não é chá também mas tá valendo. Lembro que adorava e costumava tomar sempre gelado!



Depois disso só consigo lembrar, ainda criança, querendo tomar o chá que o meu vô paterno tomava após o almoço de domingo: Chá preto Royal Blend. Só lembro de achar forte e colocar umas 30 colheres de açúcar, mas tomava uma xícara inteirinha.

Passei vários anos tomando os chás e infusões que encontrava no supermercado. Todos de saquinho até então. Até que um dia, passeando em Porto Alegre conheci uma loja de chás a granel. Lembro de ter comprado um chá preto e achei linda a função de colocar num infusor e preparar o chá. A loja saiu do lugar onde era e eu nunca mais a encontrei até 1 mês atrás (explico em um próximo post)

Tudo isso para chegar na minha paixão por chás hoje em dia, que começou mesmo há menos de 1 ano quando comecei a comprar chás Twinings nos free shops e experimentar todos.  Um dia, passeando com meu primo no Uruguai, encontramos uns chás de folha solta e aí não parou mais. Comecei a ler e pesquisar sobre o assunto e ainda não sou grande nem média entendedora, mas uma "tea lover" com certeza. :)

Começando um blog

Primeiro post no blog e não será sobre o principal assunto dele: Chás.

Queria fazer esse blog há um bom tempo e sempre tinha uma desculpa, desde o "ah não sei fazer um blog" até "ah qual será o nome?". Então hoje decidido! Quase 1h da manhã e eu quebrando a cabeça escolhendo fontes, cores e fundos. Já tenho um rascunho de logo, em breve o colocarei.

Aqui pretendo trazer informações e dicas sobre chás e também receitas e experimentos com essa bebida tão consumida pelo mundo.
Preparem suas xícaras, bules, canecas e infusores! :)