Jujube Mini Tuo Cha 2005 - Chá Yê! - por Gustavo Reinecken

Hoje o post possui 1 vídeo, feito pelo correspondente, diretamente de Brasília, Gustavo Reinecken. O Gustavo é meu primo (prirmão!), crescemos juntos nos vendo quase todos finais de ano, nas festas familiares de Natal e Ano Novo. Ele tem uma grande participação nessa minha caminhada pelo mundo dos chás, como já contei anteriormente, foi em uma ida a Riveira (Uruguai) com ele e com a Georgia, que comecei a pesquisar, provar e enlouquecer por essa bebida.

Poderia ficar aqui relatando diversos momentos que passei com ele, desde passar os dias de verão nos embalando nas redes, tomando suco de melancia e brincando de dar a palavra e cantar uma música, até as minhas tentativas de andar a cavalo lá na fazenda, ir na parrillada e comer as coisas mais esquisitas, alugar filmes e assistir o dia inteiro, acompanhado de pipoca, sagu e chimarrão, muito chimarrão sempre.

Ótimas memórias, mas o objetivo do post é falar sobre o chá Pu'er Jujube Mini Tuo Cha, da Chá Yê! Ele fez 2 vídeos, preparando e degustando esse chá, que eu nunca provei. Já experimentei alguns tipos de Pu-erh ou Pu'er mas nunca esses da Chá Yê!

Lembrando que depois vi que o pessoal da Chá Yê! recomendou que o preparo fosse diferente do que está no vídeo, colocando o chá sem desmanchar diretamente na água.

O Pu-erh (eu pronuncio Pu-êr) é um chá que pode ficar de 2 a 50 anos prensado em forma de "bolo", e assim vão fermentando e envelhecendo. Eles são os mais afastados da folha do chá in natura, ou seja, a partir da sua colheita, tem todo um processo e depois mais o tempo de fermentação. No entanto, essa fermentação proporciona sabores e aromas únicos, que vão modificando a cada infusão das mesmas folhas.

Vamos ao vídeo!!




Muito obrigada Gustavo, Georgia, Flávio e todos da  E.T.C.A. pela contribuição!


Meng Ding Huang Ya - Chá Yê!


Que felicidade experimentar esse chá amarelo, tão raro e tão saboroso. Já tinha lido sobre ele no livro Guide to Tea e agora, graças a Chá Yê! pude experimentá-lo.

Diretamente de Sichuan, da montanha Meng Ding, esse chá apresenta folhas verde amareladas, prensadas e soltas, resultam, após a infusão, em um chá de cor amarelo claro, com um aroma levemente frutal, suavemente tostado e um toque mais vegetal no final. Achei um sabor único, que começa lembrando um chá verde, mas ao mesmo tempo apresenta esses toques mais adocicados ou tostados de uma forma completamente diferente de qualquer outro chá.

Vale a pena ir lá no site da Chá Yê! e ler um pouco mais sobre os chás amarelos e sobre o Meng Ding Huang Ya.

Meng Ding Huang Ya - Chá Yê!
Fonte: Folha do Chá

Shi Feng Long Jing 2012 - Chá Yê!


O Shi Feng Long Jing foi o chá da promoção aqui do blog com a Chá Yê! Lembram?

Segundo a Chá Yê, esse é o chá verde mais famoso lá na China e não é por menos. Começando pelas belíssimas folhas (no padrão 1 bud para cada folha), prensadas e um tom de verde bem vivo e um aroma levemente tostado e adocicado. Fiz a infusão conforme recomenda o site, deixando por 2 minutos em água a aproximadamente 85˚C. 
Durante a infusão é possível sentir o aroma, mais intenso, que mexeu com minha memória de tal forma que fui para minha infância (volta e meia alguns chás me levam para lá, especialmente para a casa do meu avô materno, em Ubatuba-SP), e voltando para a World Tea Expo, onde fui exposta aos mais diversos tipos de chás, incluindo muitos chineses. Confesso ter ficado uns bons minutos aproveitando essa mexida com a memória. 
O aroma é vegetal mas ao mesmo tempo com toques tostados e adocicados, que me lembram um pouco cenoura recém cozida, talvez. O sabor é incrível, que mantém as notas do aroma com um toque floral no final. 
As folhas após a infusão apresentam esse aroma floral um pouco mais presente e ficam com coloração verde mais claro e abertas, mostrando bem como são as buds (foto).
Para saber mais detalhes sobre a produção do Shi Feng Long Jing, é só ir no site da Chá Yê!

Shi Feng Long Jing - Chá Yê!
Fonte: Folha do Chá

Cold Brew Iced Tea - Lipton


É com esse chá da Lipton eu encerro as degustações dos chás que a Loja Sênsis me enviou. Agradeço imensamente mais uma vez, foram ótimas experiências com novos sabores e aromas!

O Cold Brew Iced Tea é um chá preto, que vem em um saquinho aparentemente comum, só que em tamanho extra grande (para ser feito diretamente em uma jarra). A diferença é que a infusão dele pode ser feita diretamente em água fria. Eu achei a ideia ótima, já que dá para fazer e beber na mesma hora. Prático, simples e para melhorar, achei um excelente chá. Sabor um pouco mais maltado e nada adstringente, encorpado e com aroma adocicado. Não pesquisei muito a fundo, mas não encontrei uma explicação do que é feito com as folhas para que a infusão seja feita em água fria e de forma tão rápida. Se alguém souber, por favor me conta.

O preparo foi simples: 1 saquinho, 3 copos de água fria e 5 minutos de infusão. Como coloquei água em temperatura ambiente, acrescentei umas pedrinhas de gelo e 2 rodelas de limão. Simples e saboroso. :)

Cold Brew Iced Tea - Lipton
Fonte: Folha do Chá

Camomila - Twinings


Mesmo não sendo uma grande fã de infusões de camomila, devo confessar que essa da Twinings (enviada pela Loja Sênsis) é bem mais agradável do que muitas que já provei. Possui o sabor mais suave e delicado do que infusão com as próprias flores inteiras, aroma adocicado, que me faz lembrar um pouco o aroma do mel.

A camomila consta no Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, de 2011, com seu uso indicado como antiespasmódico, ansiolítico e sedativo leve. Além disso, é indicada como anti-inflamatório em afecções da cavidade oral.  

Para mim, a camomila sempre funcionou mais como digestiva do que como "calmante". Porém, alguns conhecidos relatam dormir melhor após uma xícara de chá de camomila. :)

Pure Camomile - Twinings
Fonte: Folha do Chá

Lemon - Twinings


Chá preto com aroma de limão. Simples assim é o Lemon, da Twinings, que a Loja Sênsis me enviou.
É um chá preto saboroso, medianamente encorpado, uma cor bonita mas a proposta do limão aqui não me agrada. Como já disse em outro post, prefiro fazer um chá preto puro e acrescentar limão natural. Esse limão ou aroma de limão que colocam fica bastante artificial, que parece mais com suco artificial de limão ou bala, que é bem diferente do limão in natura.
Resumindo, ficaria com o chá preto, sem o limão, contrariando a proposta do Lemon. :)

Lemon - Twinings
Fonte: Folha do Chá

Pure White Tea - Twinings


A Loja Sênsis também me enviou algumas amostras da marca Twinings. Uma delas eu até já tinha experimentado um dia mas não cheguei a fazer um post específico. 
O Pure White Tea é um chá branco, em saquinhos tradicionais, com folhas bem partidas e que resulta em um liquor com uma cor bastante intensa para um chá branco. O aroma é suave, vegetal e sutilmente adocicado. O sabor igualmente suave, com um toque floral em algum momento, não é o que me agrada mais. É um chá tranquilo, mas parece que falta um algo mais. 
Fiz exatamente como indicava no rótulo: 1 minuto em água a 95˚C. 

Acho que a Twinings tem bons chás, tanto em saquinho como em folha solta, porém às vezes parece que certos chás não nasceram para ficar em um saquinho, tipo os oolongs e os chás brancos. Apesar de já ter gostado de algumas opções desses tipos, acho que eles precisam estar com as folhas inteiras para deixar o seu sabor mais equilibrado.

Pure White Tea - Twinings
Fonte: Folha do Chá

Caribean Love - Sênsis / Wollenhaupt


Tenho que confessar que estou bem feliz com essas infusões que a Loja Sênsis me enviou! Isso porque ao contrário da maioria das infusões com frutas, que acabam tendo um monte de hibisco ou sabor de morango meio artificial,  o Caribean Love Dream e com o Mango Christmas são bem diferentes.

O Caribean Love Dream foi o meu preferido. Composto por pedaços de manga, chips de coco, capim-limão, banana chips, abacaxi, fatias de maçã, folhas de bambu, chips de abacaxi e pedaços de laranja. O aroma predominante antes da infusão é do abacaxi com coco, mas depois da infusão o capim-limão toma conta, se envolvendo de forma equilibrada com os demais ingredientes. O resultado é uma infusão refrescante, levemente adocicada, com um sabor aconchegante, perfeito para um final de tarde. :)
Nunca tinha provado nenhuma infusão com folhas de bambu, mas para saber o sabor exato teria que prová-lo sem as frutas, não soube identificar que sabor ele tem.

Caribean Love Dream - Loja Sênsis
Fonte: Folha do Chá

Mango Christmas - Sênsis / Wollenhaupt


O Natal já passou, mas eu precisava experimentar essa infusão da Loja Sênsis: Mango Christmas. Diferente de todas as infusões que já provei, essa traz uma combinação exótica entre pedaços de manga, maçã, cocos, anis estrelado, canela, cardamomo, gengibre, alcaçuz, cravos e pimenta rosa! Esse monte de ingrediente é o que representa o seu sabor e aroma, que é uma grande mistura e a cada gole dá para sentir um sabor diferente! 

Ao abrir o saquinho, o perfume tomou conta e fiquei, antes de ler o rótulo, tentando identificar o que teria por ali. Confesso que senti inicialmente um aroma de baunilha, cravo, manga e gengibre. Porém, ao experimentar, o sabor varia bastante e as sensações no começo da xícara e no final dela, variam bastante. O sabor e o aroma são bem doces e dá vontade de comer essa infusão, porque os pedacinhos das frutas são muito convidativos. 

Para quem costuma adoçar o chá ou infusão, esse com certeza não é necessário.
Próximo passo é experimentá-lo gelado!

Mango Christmas - Sênsis
Fonte: Folha do Chá


Chai Tea - Sênsis / Wollenhaupt


Chá preto, pimenta, canela, cravo, gengibre e cardamomo. Esta é a composição do Chai Tea da Loja Sênsis, da marca Wollenhaupt. Como não podia deixar de ser, é um chá extremamente aromático, predominando os aromas do cravo e do cardamomo. O chá fica bem encorpado, com sabor levemente amargo e um final bem picante, que permanece na boca por um tempo. Achei super saboroso e por isso tenho certeza que ficará excelente com leite e um toque de mel. :)


Chai Tea - Sênsis
Fonte: Folha do Chá



Rooibos Red Fruit - Sênsis / Wollenhaupt


Retomando as degustações dos chás que a Loja Sênsis me enviou, estava ansiosa para começar a experimentar os chás a granel que eles enviaram. Os chás são da marca Wollenhaupt, uma empresa alemã, que possui uma enorme variedade de chás e infusões. Eu já tinha experimentado alguns poucos chás dessa marca e já tinha gostado.

O Rooibos Red Fruit, como o nome já diz, é composto de rooibos verde, mirtilo, groselha negra, pedaços de morango e cereja azeda. O rooibos verde tem o sabor diferente do rooibos vermelho, é um pouco mais cítrico e vegetal e bem menos amadeirado. No entanto, na presença das frutas vermelha, ele ficou incrivelmente adocicado e encorpado, com uma cor de âmbar e muito, mas muito aromático. 
Uma boa infusão para acompanhar um chocolate amargo, e nesse caso eu diria um 70% de cacau, para quebrar a doçura natural das frutas vermelhas.

Rooibos Red Fruit - Sênsis / Wollenhaupt
Fonte: Folha do Chá

Mote con Huesillos - Por Gabriela Cabral


Ano novo com algumas novidades aqui no blog! Minha amiga Gabi, que esteve recentemente no Chile, é a correspondente do momento! hehehe
Ela provou uma bebida típica chilena, que não é chá mas é uma infusão bem diferente e que me pareceu interessante.
Segue o post escrito por ela!

O mote con huesillos é uma bebida típica chilena.
Estive em Santiago, Capital do Chile, e não poderia ter deixado de experimentar esta bebida!
Na minha pesquisa pré viagem, eu já tinha lido sobre ela, e, realmente, ela é bem consumida por lá. É uma bebida vendida no verão, nas ruas, geralmente em carrinhos como aqueles que vendem pipoca! Nas primeiras ruas centrais, em cada esquina havia um carrinho de mote.
É feito de trigo cozido sem casca (mote) e pêssegos desidratados (os chamados huesillos), é servido gelado, com pedaços de pêssegos e grãos de trigo. O copos sempre vem acompanhado de uma colher, para que se coma o trigo e o pêssego que ali estão!
Eles não chamam de chá gelado, mas acho que pode ser considerado como!
Eu procurei por uma receita no Google, ele é preparado assim: Cozinha-se o trigo em água fria até levantar fervura, depois ele é coado e a água é reservada. Em outra panela derrete-se o açúcar até virar um caramelo e aí, então, juntam-se os pêssegos, que deverão ter sido hidratados anteriormente, e a água do molho. Cozinha-se então por aproximadamente 30 minutos. Adicionam-se os grãos de trigo cozido e leva-se à geladeira.
É uma bebida bem doce, o gosto lembra muito ao da calda de pêssego em calda!
Os grãos de trigo não tem gosto de nada, e a consistência é meio estranha, eu sentia como se estivesse comendo um arroz gelado embebido em calda de pêssego! Hehe!
Na minha opinião, sempre vale a pena experimentar essas coisas típicas de um lugar! Não achei ruim, mas também não tomaria mais de um copo, porque como eu já disse, é muito doce! É uma bebida interessante, é bem popular por lá, e é baratinha, algo por volta de 2 Reais o copo!



Mote con Huesillos
Foto: Gabriela Cabral