Ti Kuan Yin Tea - Win Wa Tea Company

No Other Way by Jack Johnson on Grooveshark

Estive andando pelo bairro Liberdade em São Paulo e tive que comprar essa linda coleção de chás chineses que encontrei por lá, produzidos pela Win Wa Tea Company (não encontrei site).
Os chás são: lichia, orquídea, jasmim, pu-erh, chá branco e o ti kuan yin.

Coleção de chás chineses (foto ruim)

Ainda não experimentei todos, conforme for experimentando colocarei aqui no blog.
O primeiro, então, foi o Ti Kuan Yin, que até então era um desconhecido para mim. Pesquisei e vi que trata-se de um chá oolong, o mais famoso na China pelo que entendi, e que tem um processo longo de produção. O significado de Ti Kuan Yin é "Iron Goddes of Mercy"ou Deusa de ferro da misericórdia, nome dado de acordo com uma lenda.
No caso do oolong, o processo que as folhas de Camellia Sinensis sofrem é o mesmo do chá verde mas com uma pequena oxidação. 
As folhas desse chá, antes da infusão, são no formato de rolinhos formando pequenas pérolas. Totalmente diferente dos outros que já provei. Coloquei as folhas secas no infusor e acrescentei água, quando retirei as folhas do infusor vi que elas estavam abertas e grandes, conforme a foto abaixo. Próxima vez farei em alguma caneca de vidro e sem infusor para observar elas abrindo! :)

Folhas após a infusão 


O chá fica com essa cor amarelo claro, sabor levemente adocicado e de tostado parece, não senti adstringência e sim um leve amarguinho no final. Achei ótimo e me parece ser digestivo ainda, tornando-o adequado para consumir depois das refeições.

Ti Kuan Yin Tea - Win Wa Tea

3 comentários:

  1. tenho esse conjunto, mas a embalagem é bem diferente dessa. E já dei alguns deles de presente, só fiquei com três. Super saborosos, o de lichia é o melhor, mas todos são bons.

    ResponderExcluir
  2. Ei Márcia obrigado pelas dicas.
    Ganhei alguns chás deste e realmente estou curioso sobre seus benefícios.

    Grande abraço e parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Sou descendente de Japonês, mas adoro os chás Chineses, para mim o melhor é o Chá TIKUANYIN!!!
    É um chá verde pré-fermentado, com um sabor gostoso, levemente amarelado e muito bom para saúde.
    Eu preparo quase 1 litro por dia e consegui emagrecer quase 2 kg em 1 mês, fora que o meu colesterol deu uma diminuída!

    ResponderExcluir