Silver Needle - Radiance Tea House & Books

Shiver by Natalie Imbruglia on Grooveshark

Começarei a falar sobre os chás que comprei na Radiance. O primeiro é o Silver Needle.
Silver Needle, pela tradução é "agulha de prata", e faz bastante sentido pelo formato e cor das folhas desse chá chinês super tradicional. Lá na China ele é chamado Yin Zhen e é um chá branco composto apenas por brotos da Camellia Sinensis.  Esses brotos são colhidos e secos ao ar, quando mudam da cor verde para um acinzentado, isso porque os brotos são jovens e a clorofila que está neles é imatura. 
Achei interessante o que eu li, novamente no livro do Sr. Harney (meu grande companheiro nas horas dos chás tradicionais), que para ajudar os brotinhos a amadurecerem e virarem folhas, as plantas fornecem à eles uma "dose" extra de glicose e por isso os brotos possuem sabor mais adocicado que as folhas maduras. Além disso, para proteger esses brotos do sol e de insetos, as plantas os cobrem com uma fina camada de "pelinhos" fininhos, chamados tricomas. Tem mais: os brotos ainda possuem mais cafeína e polifenóis, que são repelentes naturais de insetos e protegem contra o sol! 
Então, isso sugere que os chás brancos são um pouco mais cafeinados  que os chás pretos e verdes e ainda são bons antioxidantes, por possuirem mais polifenóis também. 
Com tanta coisa por trás de um "simples" chá branco, até eu que não era grande fã desse tipo de chá, passei a pensar neles com mais carinho. :)
Esse Silver Needle é da região de Fujian, apresenta as folhas realmente como descrito no livro, finos brotinhos cobertos por uma camada felpuda fina que os deixam com cor acinzentada/prateada. O chá apresenta cor amarelo bem clarinho, aroma suave, levemente adocicado e parecendo grama úmida. Lembra, no final, o sabor de algo doce tostado. 
Fiz a infusão com água a 80˚C por 3 minutos. Fiquei observando e parecia que não seria tempo suficiente de tão clarinho que fica mas depois, no copo, a cor apareceu melhor. Após a infusão, as folhas ficam com aspecto e cor bem diferentes e o aroma de tostado fica mais saliente.

Fonte: Folha do Chá

Silver Needle após a infusão 
Fonte: Folha do Chá


3 comentários:

  1. Eu nunca tinha provado, nem visto, um Silver Needle. Achei que ia adorar, mas acabei achando ele com um sabor vegetal demais pra mim. Parece que fervi um galho de begônia. Vi alguém dizendo que o melhor seria ferver com água em temperatura mais alta e deixar pouco tempo em infusão, então eu devo ter feito ali pelos 90º e deixei um pouco menos de 2 minutos. Ficou mesmo bem clarinho, mas super forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É.. ele é bem vegetal mesmo mas, se tiver ainda, tenta fazer com a temperatura mais baixa de repente. Eu gosto desse sabor vegetal meio doce então achei bem adequado.
      Galho de begônia? hahahah coitadinho do Silver Needle.

      Excluir
  2. Acho q tenho para a última xícara. Vou tentar sim baixar a temperatura ou deixar menos tempo, deve suavizar o gosto.

    ResponderExcluir