Chá Verde - Yamamotoyama

Fiquei Com O Blues by Made In Brazil on Grooveshark

Quem acompanha o blog já viu por aqui chás de diversos países (Inglaterra, China, Japão, Alemanha, França, Índia, etc.) mas nunca um chá brasileiro. Eu já tinha ouvido falar e visto o site da Yamamotoyama, que é um grande produtor de chás aqui no Brasil, mas não tinha tido a chance de experimentar algum dos chás. Eles produzem basicamente chás verdes e brancos, todos seguindo o padrão japonês, entre eles o Sencha, Bancha, Bancha torrado, Bai Chá, Chá verde orgânico e Shincha, nas apresentações folha solta ou em saquinhos. 

"Fundada no Japão em 1690, a YAMAMOTOYAMA, tradicional empresa familiar de chá verde com 320 anos de história, começou o plantio do chá verde no Brasil em 1970, movida pelo desejo de oferecer ao mundo todo um chá verde igualmente saboroso ao chá japonês. Desde então, vem fornecendo há 40 anos um chá de elevada qualidade."

Fonte: Yamamotoyama

Esses tempos estava em São José dos Campos-SP, dei uma passada na Kitandinha (adoro!) e vi um saco de 200g de chá verde da Yamamotoyama. Tive que comprar! Não lembro bem quanto paguei mas acho que foi em torno de R$10,00 se não me engano! Tinha também o saco de 200g de Bancha torrado mas preferi o chá verde. 
A embalagem não é a mais atraente, fui para casa com a expectativa meio baixa até, achando que teriam folhas totalmente quebradas e que o chá seria sem sabor, somente amargo. Ao abrir o pacote, me surpreendi com as folhas compridas, misturadas com pequenos brotos em tons de verde escuro, com um aroma suave e vegetal. No pacote, dizia para colocar 2 gramas (1 colher de chá) para 180ml de água fervente e servir o chá depois de alguns minutos. Embora não concordasse, resolvi seguir a orientação do fabricante. O resultado foi um chá de cor verde, turvo, forte e amargo. Na segunda tentativa, coloquei água a 80˚C e deixei, não por "alguns minutos"e sim por 2 minutos, resultando em um chá completamente diferente em sabor. 
A cor fica verde claro meio turvo, levemente encorpado, o aroma é muito bom, bem vegetal e adocicado (como eu gosto) e o sabor levemente adstringente e pouco amargo. Para mim, um chá intenso, saboroso e bem digestivo. 
Além desse, provei um chá de saquinho deles, o Bancha torrado, que também foi bem satisfatório, com um sabor mais adocicado e mais suave também.
Fiquei louca para conhecer as plantações de chá e todo o processo, é bom saber que é possível ver isso de perto, aqui no Brasil mesmo. :)

Chá Verde - Yamamotoyama
Fonte: Folha do Chá


Em Porto Alegre, vi para vender esse mesmo chá da Yamamotoyama no Armazém dos Importados, que por acaso vende diversos chás importados e fiquei louca para comprar  uns da Mariage Frères que vi por lá.

2 comentários:

  1. Pois sabe que eu gostei bastante dele também? Só achei estranho ele ser turvo mesmo. Isso indica má qualidade, segundo já li. Fora isso, é muito decente.
    Valeu a dica do Armazém dos Importados. Entrei lá algumas vezes no passado pra comprar bebidas, mas nunca lembrei de lá para ver chás. Procurarei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que poderias não gostar muito por ele ter um sabor vegetal bem forte, que eu adoro. Pois é, quanto a ele ser turvo, não entendo o que o faz ser assim.
      A primeira vez que passei na frente do Armazém dos Importados eu consegui enxergar uma latinha de chá do outro lado da rua (neurótica), mas na época tinham poucos e a última vez que entrei me surpreendi. :)

      Excluir