Ceylon - Whittard


Começando a experimentar os chás da Whittard!
Segundo a história que vem na latinha, em 1886, Walter Whittard abriu sua pequena loja em Londres, onde prometeu manter sempre o alto padrão de qualidade do chá, café e chocolate quente vendidos por lá. 
Não deixem de visitar o site da Whittard e além dos chás, recomendo que vejam as belíssimas latas dos blends de chocolate quente (nunca imaginei tantos sabores!). Achei tudo muito lindo!

O Sri Lanka, uma ilha tropical, com clima e relevo que permitem a produção de 3 tipos de chás, de acordo com a altitude onde são plantados: low, medium e high-grown. Esse país se tornou um grande rival da China em termos de chás pretos. Esse chás são chamados "Ceylons" por marketing, já que o nome Ceilão não pertence mais a essa ilha há muito tempo. 
Os britânicos levaram os primeiros chazeiros para o Sri Lanka em 1830, mas o chá não era predominante na ilha até 1870, quando uma praga atingiu fortemente as plantações de café, e viram que os chazeiros eram mais resistentes. Assim, o chá substituiu o café. (Fonte: Guide to Tea)

O Ceylon é um chá preto com folhas bem oxidadas e partidas, ficando um aspecto granulado, com um aroma amadeirado, achocolatado. O chá apresenta uma cor belíssima, alaranjada brilhante e o aroma mais intenso que traz um conforto inexplicável e me faz salivar! Sabor marcante, intenso, não tão encorpado e sim com toque mais sedoso na boca, misto entre um inicial forte e amargo, tornando-se mais "redondo" no final. A sugestão na lata é acrescentar leite ou limão mas essa primeira rodada eu preferi tomar puro e muito bem acompanhado de 3 quadradinhos de chocolate meio amargo. Sem palavras.

Com certeza é um chá que acompanha muito bem doces ou tortas mais fortes com alto teor de chocolate, ou, o próprio chocolate puro! :)

Ceylon - Whittard
Fonte: Folha do Chá


2 comentários: