White Cloud Jasmine - Chá Yê!



Em um dia atarefado e cheio de nuvens cinzas, arrumei um tempinho para escrever sobre o White Cloud Jasmine, da Chá Yê!

Ele é um chá branco* aromatizado com flores frescas de jasmim. Eu nunca tinha provado chá branco com jasmim, somente chá verde, e gostei muito da combinação. O sabor fica mais suave, sem perder o seu aroma. Muitas vezes, ao tomar um chá verde aromatizado, dependendo do tipo de chá utilizado, ele tem a tendência de se tornar forte ou amargo demais em um pequeno descuido com o tempo de infusão. Com esse eu fiz conforme a recomendação da Chá Yê!, deixando as folhas, na primeira infusão, por 2 minutos na água a 100˚C (o que estranhei por se tratar de um chá branco, que geralmente pede temperaturas mais amenas, mas respeitei). Depois, fui deixando mais tempo para as outras infusões das mesmas folhas, chegando a deixar mais que o recomendando. O resultado foi um chá de cor mais forte, aroma mais intenso, mas sem ser amargo, deixando somente no final uma leve adstringência. 
Eu não sou a maior fã de chás brancos, poucos foram os que provei e gostei muito, mas esse White Cloud Jasmine me surpreendeu muito.
Ele tem uma textura suave na boca, o aroma preenche e o sabor permanece por um bom tempo depois de terminar uma xícara.




  • Arbusto: Da Bai Cha.
  • Mestre de chá: Zhou Zong Zhen.
  • Época de colheita: Abril.
  • Origem: Província de Fujian.
  • Padrão de Colheita: 1 bud para 1 folha.
Fonte: Chá Yê!


White Cloud Jasmine - Chá Yê!
Fonte: Folha do Chá

* O João, da Chá Yê! me explicou que esse chá não é branco, apesar de ter cara e "nome" de chá branco. hehehe Achei melhor colar a explicação dele aqui:

"Apesar de ser feito a partir do cultivar Da Bai Cha (usado na produção dos chás brancos), ele é processado como um chá verde, isto é, passa pelo processo de Sha Qing para interromper a oxidação das folhas - chás brancos não passam por este processo e acabam tendo um nível de oxidação ligeiramente maior que o dos chás verdes. A escolha do Da Bai Cha como cultivar para este chá, segundo o mestre que o produz, é apenas uma questão de sabor - ele acredita que o chá consegue manter um sabor suave e sem adstringência mesmo com a temperatura mais alta que deve ser usada para que os aromas de jasmim entrem em evidência durante a infusão." (Fonte: João Campos, Chá Yê!)


6 comentários:

  1. Me enchi de chá (verde) com jasmim lá em São Paulo, não suporto mais, mas esse, olhando as folhas e o que tu disseste, parece ser bem mais interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heheheh Eu não enjoo nunca do jasmim! Nota a correção que fiz ali no post, o chá não é branco, e sim verde.

      Excluir
  2. Oi Marcia tudo bem? Eu ñ entendo qdo se diz que faz 2, 3 infusões com as mesmas folhas, lendo este Post eu lhe pergunto depois de qto tempo após a 1a infusão se faz a outra e mais outra isto num mesmo dia? E poderia ser feito com qualquer tipo de chá? Se vc puder me ajudar nesta duvida eu te agradeço muito. Obrigada!!!abraços Wilma.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Wilma! Que bom te ver por aqui novamente :)
    A recomendação, inclusive do pessoal da Chá Yê, é fazer as outras infusões no mesmo dia. Caso não queira beber tudo no mesmo dia, eles recomendam fazer as infusões e armazenar na geladeira. Não é bom deixar as folhas de um dia para o outro.
    Eu faço assim: primeira infusão deixo menos tempo, nas outras infusões deixo 1 minuto a mais em cada. Por exemplo, se a recomendação é de 2 minutos eu deixo esses 2 minutos na primeira, 3 minutos na segunda e 4 minutos na terceira. Mais ou menos isso.
    Eu tenho usado um bule pequeno, onde preparo o chá e deixo as folhas dentro dele e vou fazendo ao longo do dia as outras infusões.
    Espero ter conseguido explicar! um abraço!!

    ResponderExcluir
  4. olá, vim fazer uma pergunta, que na verdade tem a ver com um post mais antigo do site, vi que você pediu alguns chás da Adagio, e gostaria de saber como foi o processo de pgamento, se vc teve que usar um cartão internacional, se mora fora do Brasil, etc, pois queria pedir alguns chás deles e estou confuso sobre essas questões, obrigado e parabens pelo blog, o conheci agora mais estou achando muito bom, obrigado pela atenção ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leonardo!!
      Olha, eu paguei com cartão de crédito, que acredito que tenha que ter sim liberação para uso internacional, o meu já tinha quando fiz o pedido. Eu moro no Brasil mesmo.
      Chegou tudo direitinho, mas comprei bem na época que estava atrasando tudo e demorou MUITO tempo para chegar (acho que 2 meses). Gostei bastante dos chás!

      Que bom que estás gostando do blog, espero que tenha ajudado!

      Um abraço!

      Excluir