Benefícios do Chá Verde

Manos Al Aire (Album Version) by Nelly Furtado on Grooveshark

Quando falei dos alimentos com chá, mencionei alguns benefícios que o chá pode trazer e achei importante pesquisar um pouquinho mais para explorar melhor as funções que essa bebida desempenha no nosso corpo.
Alguns estudos já mostraram que o chá verde, por possuir uma catequina (epigallocatechin-3-gallate), apresenta benefícios como prevenção de alguns tipos de câncer, doenças coronarianas e doenças hepáticas. Já existem estudos que usaram o chá verde para tratar a síndrome metabólica (síndrome caracterizada por obesidade, pressão alta, colesterol alto e resistência à insulina), onde foi mostrado que o consumo, a longo prazo, das catequinas contidas no chá, pode ser benéfico contra a obesidade induzida por dieta rica em gorduras, diabetes tipo 2 e poderia reduzir o risco de doença cardiovascular. Ainda são necessários mais estudos para demonstrar o mecanismo de ação dessas catequinas.
Embora todo chá contenha antioxidantes benéficos, o chá verde (de boa qualidade) e o chá branco os possuem em maior quantidade. Além das catequinas e dos antioxidantes, outro compononente em estudo são os taninos, que tem mostrado efeito principalmente nas pesquisas sobre câncer, principalmente de estômago, esôfago, ovário e cólon. 
Não se sabe ainda a dose exata de chá verde para ter todos esses benefícios.

Fonte: Chacko et al, 2010 e Cooper R. 2011



Chá verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário