Long Life Oolong - David's Tea

My Beloved Monster by Eels on Grooveshark

"Na China, oolongs aromatizados com pêssegos têm sido populares por séculos. Basta uma prova e você entenderá o porquê." 
Isso é o que está no rótulo do Long Life Oolong, da David's Tea. Esse chá é composto de chá oolong Shui Xian orgânico, pedaços de pêssego, pedaços de damasco, lascas de amêndoas, casca de laranja, pétalas de cártamo e aromas naturais.
Eu confesso que ando muito fã dos oolongs e o Long Life Oolong me conquistou de primeira. Belísimas folhas enroladas em tons de verde bem escuro contrastando com o damasco e o pêssego, extremamente perfumado. Nunca tinha pensado como o oolong poderia combinar tão bem com o pêssego.
O chá de cor amarelo dourado, quase laranja claro, encorpado, sabor bem equilibrado entre o chá e seus outros componentes, dá para sentir um pouco de cada ingrediente em cada gole. Sem dúvidas, por enquanto é o meu preferido da David's Tea. 
Preparei colocando 1 1/2 colher de chá das folhas em água a aproximadamente 95˚C e infusão de 5 minutos. Gostei tanto que estou tomando uma segunda infusão das mesmas folhas, preparada da mesma forma e ficou muito bom também.

Curiosidade: Os oolongs são chás parcialmente oxidados, ou seja, estão entre os chás verdes e os chás pretos. Diferentes tipos de oolongs possuem diferentes percentuais de oxidação. Conforme o livro do Sr. Michael Harney, o Shui Xian possui nível de oxidação de 40%, enquanto o famoso Ti Kuan Yin possui nível de 25% e o Formosa Oolong, 75%. Os chás pretos são 100% oxidados. 
No livro, ele descreve o Shui Xian como já possuindo um sabor de pêssego natural e ele diz que o sabor lembra um Bellini, que é um coquetel feito de espumante e pêssego.

Long Life Oolong - David's Tea
Fonte: Folha do Chá


Um comentário:

  1. Não sei se eu ia me agradar do damasco, mas pêssego e amêndoas me parece que combinam bem num blend.

    ResponderExcluir