Tung Ding Oolong Tea - Jusmake Taiwan Tea

These words are my own by Natasha Bedingfield on Grooveshark

Se a palestrante do Kenya era a mais empolgada e carismática, o palestrante de Taiwan era o mais feliz do mundo. Esse chegou cantando e fazendo todo mundo cantar e bater nas mesas "I love tea, I love tea, I love oolong tea". Depois, na feira, pude ir ao estande da Justmake e provar mais alguns e entre eles o King Hsuan Oolong Tea, que me fez ficar por lá e não querer sair mais. Então, vi que estavam vendendo um kit com alguns dos oolongs da marca por apenas 10 dólares. Os chás vem embalados em pacotinhos, com 10g de folhas, dos tipos: Tsui Yu, Mountain Oolong Tea, King Hsuan, Formosa Paochong, Tung Ding, Formosa Oolong e Tung Ding.
Os oolongs de Taiwan são conhecidos por serem os melhores que existem, e até então eu conhecia muito pouco sobre eles. Confesso que estou perdida no meio desse monte de oolong mas resolvi começar pelo Tung Ding, que também é chamado de Tung Ting ou Dong Ding. A palavra "dongding" significa "pico congelado" e é o nome da montanha onde ficam as plantações desse oolong.

O Tung Ding tem as folhas enroladas em bolinhas meio amassadas, cor entre verde médio e verde escuro com algumas partes bem mais escuras, algumas com um pedaço de talo ainda. O aroma das folhas é suave mas tem um fundo mais cítrico parece. O chá, de cor amarelo claro, mantém o aroma mas salientando uma presença mais floral. O sabor é levemente cítrico e floral, medianamente encorpado e não adstringente. O sabor inicial lembra um pouco aquele sabor mais vegetal dos chás verdes mas bem mais suave. 
No pacote diz que dá para fazer até 5 infusões com as mesmas folhas, apenas ajustando o tempo. Ele indica começar com 1 minuto e 20 segundos, passar para 20 segundos, 45, 1 minuto e 20 e a última 2 minutos e 20 segundos. A água sempre a 100˚C.
Quando eu vi 20 segundos na segunda infusão eu fiquei desconfiada, mesmo assim resolvi seguir e deu muito certo. Ficou com a mesma cor da primeira e o sabor até mais acentuado. Talvez a primeira infusão fosse apenas para "lavagem" ou para "despertar" as folhas, como eles falavam por lá. Vi, em vários momentos, as pessoas descartando a primeira infusão de alguns tipos de chás. Eu ainda não fiz isso, acabo provando e tomando o "descarte". :(

Oolong Teas - Justmake Taiwan Tea
Fonte: Folha do Chá


Tung Ding Oolong Tea - Justmake Taiwan Tea
Fonte: Folha do Chá


Folha de Tung Ding Oolong Tea após a infusão
Fonte: Folha do Chá


2 comentários:

  1. Eu comprei esse chá também! Não é da mesma marca, e eles chamam Dong Ding, mas é o mesmo e eu adorei. Achei um dos melhores que já tomei, vou pedir mais quando tiver paciência de esperar meses pra vir da China.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe pena que esses meus vem só 10g em cada saquinho, se tivesse mais teria te mandado um pouco de cada, to adorando todos.

      Excluir