Pumpkin Pie

1979 by Smashing Pumpkings on Grooveshark

Desde que eu provei uma Pumpkin Pie na Tea Lounge, em NY, eu fiquei querendo testar alguma receita. Falei com uma amiga americana que me disse que normalmente eles usam abóbora enlatada, específica para fazer a famosa sobremesa americana, muito utilizada no Dia de Ação de Graças. Como eu não queria (e nem encontraria) a tal abóbora enlatada, resolvi procurar receitas que utilizassem abóbora in natura.
E aí que encontrei no site Joy of Baking uma receita que me pareceu simples e é uma adaptação da receita da Martha Stewart, e eu tive que fazer mais umas pequenas mudanças.

Pumpkin Pie

Massa:
- 1 1/4 xícara de farinha (175g)
- 1/2 col. chá de sal
- 1 colher de sopa de açúcar (usei cristal)
- 1/2 xícara de manteiga sem sal (113g)
- 30 a 60ml de água gelada (usei algumas gotas)

Essa é aquela massa amanteigada, que fazemos para a torta de limão e outras tortas. Basta misturar bem os ingredientes, amassando com as mãos até ficar homogênea, deixando as gotas de água para o final, e sinceramente achei desnecessário. Depois, é só colocar em uma forma (eu usei uma travessa de vidro), amassando a massa ali até distribuir por todo o fundo e bordas. Na receita original ela diz para abrir a massa com um rolo e depois colocar na forma mas eu achei masi fácil fazer como fiz.
Quando a forma estiver forrada, cobrir com um plástico e levar para a geladeira por 30 minutos (eu deixei menos tempo).
Enquanto isso vá preparando o recheio.

Recheio:
- 3 ovos grandes
- 2 xícaras de purê de abóbora*
- 1/2 xícara de creme de leite (na receita original eles usam o heavy whipping cream, e eu nem sei direito o que é, então usei creme de leite de caixinha)
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1/2 colher de chá de gengibre em pó (não coloquei)
- 1/8 colher de chá de cravo em pó 
- 1/2 colher de chá de sal

Para o recheio, coloque em uma vasilha  os ovos e bata rapidamente (com um fuê), depois acrescente todos os outros ingredientes e misture bem. 
Coloque o recheio sobre a massa e leve em forno pré aquecido (médio) por 30 minutos aproximadamente ou até que colocando uma faca próximo da borda, ela saia limpa. Vale a pena ver o vídeo.

*Purê de abóbora
- 1 abóbora média (eu usei a abóbora japonesa mesmo, e já pedi para o cara da fruteira descascar e cortar em pedaços grandes :D)

Coloquei a abóbora em pedaços, em um daqueles potes de cozinhar a vapor no microondas. Deixei por uns 12 minutos aproximadamente, verificando de tempos em tempos a textura. Deixei até ficar bem mole. Depois passei pelo espremedor e pronto! Dá para amassar com um garfo também ou  usar o liquidificador. O ideal é fazer primeiro o purê e deixar ele esfriando enquanto prepara o restante.

E é isso! A torta fica suave, não é doce demais e não fica enjoativa. Para acompanhar, escolhi o meu queridinho African Dew, da Alice's Tea Cup. Acho que um English Breakfast ou Earl Grey e até mesmo um rooibos vermelho casaria muito bem com essa torta. :) 
Bom apetite!

Pumpkin Pie
Fonte: Folha do Chá

Pumpkin Pie + African Dew (Alice's Tea Cup)
Fonte: Folha do Chá



3 comentários:

  1. Interessante dica. Nunca pensei em fazer torta de abóbora.

    ResponderExcluir
  2. Certo que eu vou fazer.
    Aliás, o heavy whipping cream pra nós poderia ser substituído pelo creme de leite fresco (que nunca se acha) ou, se a pessoa não tem preocupação com a taxa de gordura, pela nata (a não ser quando se vai fazer chantilly, já q chantilly de nata é um horror). Andei pesquisando isso esses tempos, há milhões de "creams" e nós aqui no Brasil só temos creme de leite... Mas se você colocou creme de leite de caixinha e deu certo, então tá ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu sempre fico meio perdida no meio desses "creams" e acabo sempre indo conforme a textura. Quando é mais líquido eu uso creme de leite de caixinha e quando é mais pesado, uso a nata. hehehe
      Faz e depois conta como foi a experiência.

      Excluir