Rou Gui - Chá Yê!


Sim, quase 1 mês sem escrever por aqui. Não, eu não enjoei dos chás e muito menos do blog. Pelo contrário, tenho corrido mais do que nunca atrás de chás e isso tem me deixado sem muito tempo para escrever.
Andei comprando uns oolongs na Chá Yê, já experimentei todos e estou bem feliz com eles. Aos poucos prometo ir fazendo os devidos posts.

Vamos ao Rou Gui, um oolong rochoso, da cidade de Wu Yi. Esse, especificiamente, é produzido pelo mestre Liu Guo Ying.

"Cada folha é cuidadosamente amaciada, friccionada contra bandejas de bambu, salteada e sovada. Já oxidadas, porém ainda macias, elas são torradas, deixadas para descansar e torradas novamente. Este último processo é repetido quantas vezes Liu Guo julgar necessário." (Fonte: Chá Yê!)

As folhas são marrom bem escuras, com um aroma mais seco e um pouco tostado. Ao fazer a infusão, o aroma se torna um pouco mais floral, porém sem perder sua seriedade. Achei um chá masculino, se é que isso existe. Achei engraçado pensar nisso, mas foi o que me ocorreu quando o experimentei. Achei um chá sério, encorpado, escuro, bem definido e muito saboroso. O sabor começa mais tostado e torna-se um pouco mais vegetal no final.
O Ederson, do O chato dos chás, teve impressões interessantes e diferentes sobre esse chá e vale ler o post dele, até porque as fotos estão muito bonitas.

Rou Gui - Chá Yê!
Fonte: Folha do Chá



Um comentário:

  1. Grande chá! Interessante pensar nele como um chá masculino, nunca tinha me ocorrido essa associação, mas acho que faz sentido.

    ResponderExcluir