Phoenix Dan Cong Oolong Tea - Kung Fu Tea(?)

Há uns 3 meses ou mais eu ganhei, de brinde, um saquinho com o chá Phoenix Dan Cong Oolong Tea. Só fui experimentá-lo semana passada, tinha esquecido dele!
* Eu não tenho certeza se a marca é Kung Fu Tea.

Segundo o site Teacuppa, o Phoenix Dan Cong, também conhecido como Huangzhi Xiang Dan Cong, vem da montanha Phoenix da província de Guangdong. Essa montanha, tem seu pico a quase 1500m e os chás crescem a partir de 100m abaixo disso (segundo Teance).
Aqui tem uma bela foto da montanha.

As folhas desse chá são compridas, enroladas, não apresentam uma homogeneidade em cor, mas predomina o verde bem escuro e aroma levemente tostado e adocicado. O chá apresenta cor amarelo queimado, o aroma permanece o mesmo das folhas, porém o sabor é muito diferente, aberto, floral e com um fundo mais doce. Fiquei impressionada.
Eu fiz a infusão com água a aproximadamente 95˚C por 2 minutos e para o meu gosto ficou excelente. Depois ainda fiz mais umas 3 infusões com as mesmas folhas, porém fui aumentando um pouquinho o tempo de infusão.


Phoenix Dan Cong Oolong Tea 
Fonte: Folha do Chá

Achei esse vídeo que mostra uma maneira de preparar esse chá, utilizando o tradicional Gaiwan. Lembro que na World Tea Expo, na "disputa de infusões", vi várias pessoas utilizando o Gaiwan e era bem assim: tempo de infusão quase inexistente. Isso porque eles fazem aquele primeiro processo de "despertar" as folhas, descartando a primeira infusão.





Um comentário:

  1. Querida. Gostaria de aprender mais sobre chás. O que vc indica que eu faça? Sou de Pernambuco.

    ResponderExcluir