Scones

Conhecem os scones? 
É uma espécie de bolinho/pãozinho bem tradicional nas mesas britânicas, que complementam o tradicional chá das cinco. 
A primeira vez que provei um scone foi na The Kettle, em Curitiba (vejam o post aqui,) e lembro de ter visto uma receita no blog "O chato dos chás"
Procurei por outras receitas e encontrei essa bem fácil, rápida e com ingredientes simples. Eu não sou muito amiga da cozinha, às vezes até gosto de preparar alguma coisa específica, mas tudo tem que ser de preferência rápido e fácil.

A receita original é do site Allrecipes, eu fiz apenas alterações de quantidades porque não queria tantos scones.

Ingredientes: 
- 3 xícaras de farinha de trigo (acho que misturar aí no meio 1 xícara de farinha integral pode ficar interessante também)
- 1/2 xícara de açúcar
- 5 colheres de chá de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de sal
- 3/4 xícara de manteiga (usei com sal mesmo)
- 1 ovo
- 1 xícara de leite

Modo de preparo:
1. Misturar os ingredientes secos: farinha, açúcar, fermento e sal.
2. Acrescentar a manteiga (eu derreti um pouco no microondas)
3. Em outro recipiente, bater o ovo com o leite.
4. Misturar tudo.
5. A minha massa ficou um pouco mole demais, só acrescentei um pouquinho mais de farinha.
6. Fazer um rolo com a massa (pode fazer mais fino)
7. Cortar em pedaços do tamanho que desejar (notem que os meus não ficaram redondos como deveriam, mas é só enrolar melhor a massa)
8. Colocar em uma assadeira e levar ao forno a 200˚C até que fiquem dourados.

Passo a passo do preparo de Scones
Fonte: Folha do Chá

Passo a passo do preparo de Scones
Fonte: Folha do Chá

Para acompanhar, sugiro uma boa geléia com nata ou creme de leite.
O chá que escolhi foi o Vanilla, da Whittard, que é um chá preto com baunilha e, como a ocasião pedia, acrescentei um pouco de leite.
Essa receita de scone fica com um sabor suave, levemente adocicado, o que eu acho perfeito para combinar com geléias de frutas. A consistência é um pouco crocante por fora e fofinho por dentro. 

Scones prontos, acompanhados de um chá preto com baunilha e leite.
Fonte: Folha do Chá

*Conforme informação da Joana, achei interessante acrescentar que lá na Inglaterra eles chamam a combinação de "Cream Tea". Aqui tem uma explicação. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário