Preparando o Chá - Equipamentos

Para preparar uma boa xícara de chá é preciso água quente e chá, certo? Certo. Qual a quantidade de chá? Qual a quantidade de água? Quanto tempo deixar em infusão? Hã?

Pois é, quando eu comecei a fazer chá, pegava um saquinho, colocava dentro da xícara e jogava água fervendo em cima, independente do chá. Eu achava que não fazia diferença e que era bobagem controlar o tempo de infusão. Gosto sempre de dar o exemplo do chá verde. A primeira vez que fiz chá verde (folha solta), coloquei uma quantidade que considerei adequada dentro de um infusor e joguei água fervendo e deixei o infusor ali até terminar de tomar o maldito chá, que ficou amargo, forte, gosto estranho.
Um belo dia tive a feliz ideia de respeitar a indicação do fabricante quanto a temperatura e tempo de infusão. Resultado: amei o mesmo chá verde que tinha odiado anteriormente.

Lembrando que não sou nenhuma expert, sou apenas uma curiosa que procura ler, pesquisar e fazer testes em casa. Aconselho que façam o mesmo. Testem diferentes temperaturas e tempo de infusão até acertar para o paladar de vocês.

O chá, para mim, além de saboroso, prazeroso e saudável, é uma diversão. Adoro ver xícaras, canecas, infusores e bules de diferentes materiais, cores e formatos! Então pra começar aqui vão equipamentos básicos pra preparar um chá.


Uma chaleira ou chaleira elétrica, na foto o chá é o Green Moroccan Mint da The Gourmet Tea, um infusor, colher de chá, xícara ou caneca e um relógio.
Sim, pode usar chá de saquinho.

Em breve falarei sobre algumas variedades de equipamentos que existem atualmente e trazem praticidade e diversão para o momento do chá. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário