Darjeeling - Teekane

Darjeeling by William Sheller on Grooveshark


Na minha última ida a Porto Alegre, conheci pessoalmente o Ederson, do blog O chato dos chás, que se mostrou um chato bem legal e me presenteou com amostras de alguns chás que ele adquiriu recentemente! Falarei sobre todos eles aqui, ao longo dos dias. 
O primeiro que experimentei, foi um Darjeeling da marca Teekane (a mesma marca da infusão do último post). 
Os chás de Darjeeling começaram a ser produzidos em 1830, em uma das plantações de chá mais altas do mundo, as folhas da Camellia sinensis crescem lentamente, adquirindo sabores variados. Somente em 1947 a influência inglesa diminuiu na região e em 1960 Bernd Wulf e Renabir Sen experimentaram uma maneira de fazer com que os sabores das folhas se destacassem mais. Assim, a colheita era feita apenas no estilo "two leaves and a bud" (duas folhas e um broto), aumentaram o tempo de secagem, através de calhas aquecidas, o que faz com que os aromas fiquem mais intensos. Além disso, dessa maneira a oxidação diminui e faz com que algumas folhas permaneçam com a coloração verde. O processo de enrolar as folhas também foi ajustado por Wulf e Sen, evitando um superaquecimento, evitando que percam os sabores pelo excesso de fricção e pressão também. 
Retirei essa história do livro do Sr. Harney.

Voltando ao chá da Teekane, achei ele com um sabor bem mais intenso do que outros do mesmo tipo que experimentei. Fiz com água recém fervida, infusão por 4 minutos, conforme recomendação do rótulo. A cor fica avermelhada, sabor levemente amadeirado, achocolatado e pouco floral. Ficou levemente amargo e adstringente, o que talvez se resolva com um pouco de leite. Acredito que por ser de saquinho e ter as folhas mais trituradas é que o sabor seja mais forte. Mesmo assim, achei um bom chá que acompanha bem um bolinho simples branco. 

Agradecimento ao Ederson pela bela caixa com chás. :)

Darjeeling - Teekane
Fonte: Folha do Chá

2 comentários:

  1. Pois eu achei ele com sabor mais intenso mesmo. Mas não gostei dele preparado com o saquinho. Achei esse saquinho bem ruim, meio impermeável. Eu tiro ele e faço a infusão só com o pozinho por menos tempo (bem tosco, mas melhora) .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm o outro saquinho vou fazer assim então, tirando do saquinho. :)

      Excluir