Christmas Teas


Ainda tenho chás da Whittard para provar mas não estão aqui comigo nesse momento, então resolvi fazer um post com alguns chás e utensílios que algumas lojas prepararam especialmente para o Natal. 
Eu sei, é verão aqui no Brasil, mas se usamos a imagem do Papai Noel com toda aquela roupa, por que não tomar um bom chá, servido em um lindo bule ou xícara nesse final de ano? 
Se acha que não dá, gosto de lembrar que sempre dá para fazer o chá gelado, servindo como uma ótima opção até de entrada, acompanhado de frutas e gelo, em uma bela taça. Se ainda acha pouco, que tal um coquetel preparado com chá? Vou pensar em algumas receitas e colocarei por aqui!
Enquanto isso, olhem que lindas as edições especiais de Natal da Harney & Sons, David's Tea, T2, Whittard, Tea Forté, Argo, Compagnie Coloniale e a nossa brasileira Talchá, a única que fez uma edição de latinhas para essa ocasião. 

Fonte: David's Tea

Fonte: Tea Forté

Fonte: Harney & Sons (Chá e vela) e Whittard (bules e caneca)

Fonte: Argo Tea (bules e chá canto inferior esquerdo); Talchá (latinha); Compagnie Coloniale (Thé Noel) e T2 (Caixinhas quadradas)

Vanilla - Whittard


Já provei alguns chás pretos com baunilha, como o da marca Dille & Kamille e o da Tee Gschwendner, sempre gostei muito dessa combinação e com o Vanilla da Whittard não foi diferente. Acho que a baunilha com toda a sua doçura e delicadeza envolve bem a força do chá preto, tornando-o balanceado, com um corpo médio, deixando o sabor da baunilha na boca por bastante tempo. 
A cor é linda, laranja avermelhado (mais forte que o da Tee Gschwendner) e um aroma viciante. O melhor é que eles utilizam o favo da baunilha mesmo, não o deixando artificial em nenhum momento. 
É um chá que acompanha muito bem tanto doces como salgados mas a minha preferência é um bom chocolate meio amargo, puro. :)

Vanilla - Whittard
Fonte: Folha do Chá

Spiced Imperial - Whittard


O Spiced Imperial, da Whittard,  é uma bela e harmoniosa combinação de chá preto, canela, casca de laranja, cravo e baunilha. Confesso que ao ler a palavra "spiced" já fico esperando uma predominância do cravo, mas nesse caso os aromas e sabores estavam bem equilibrados e divividos. As folhas tem um aroma bem adocicado e cítrico, o chá apresenta cor alaranjada escuro, encorpado, com sensação sedosa na boca, e sabor que varia entre o adocicado da baunilha e da canela com a presença do cravo e da laranja. 
Achei um excelente chá para acompanhar um bolo de chocolate ou, como eu fiz, um brownie bem consistente! 
A receita é de um amigo que disse que eu poderia compartilhar essa felicidade chamada Brownie! Obrigada, Augusto! :)


Spiced Imperial - Whittard
Fonte: Folha do Chá

Receita de Brownie Americano do Augusto
Fonte: Folha do Chá

English Rose - Whittard


Chá preto, pétalas de rosas e aroma de frutas amadurecidas ao sol (segundo o site da Whittard). Esse é o English Rose. Um chá com aroma inconfundível de rosas, sabor maltado/amadeirado, cor vermelho alaranjado, que lembra um lindo pôr do sol, como o que teve ontem aqui em Pelotas.
É um chá bem encorpado, com sensação quase cremosa no final e um toque levemente adocicado, o que me faz querer prová-lo gelado, acompanhado de frutas como morango, laranja ou limão siciliano!

English Rose - Whittard
Fonte: Folha do Chá

Pôr do sol - Pelotas, RS (19-11-12)
Fonte: Folha do Chá

Gunpowder - Whittard


Ando numa fase meio corrida, embora não tenha deixado de tomar os meus chás diariamente, tenho deixado o blog em segundo plano.

Dando continuidade aos chás da Whittard, o que trago hoje é um Gunpowder. Já comentei sobre a fabricação desse chá anteriormente, num post sobre o Gunpowder da Harney & Sons.

A aparência das folhas antes e após a infusão e o aroma são um pouco diferentes do da Harney & Sons. O da Whittard apresenta as folhas um pouco mais abertas, com aparência menos brilhosa e compacta, e após a infusão as folhas ficam com coloração mesclada entre verde escuro e tons de marrom. O aroma é mais suave, menos defumado, porém o liquor apresenta uma cor amarelo ouro lindíssima e intensa, e o sabor bem mais acentuado, começando com um choque mais amargo, tornando-se um pouco mais vegetal, adocicado e defumado no final. Apresenta também uma leve adstringência, que não incomoda.

Eu prefiro beber esse chá sem acompanhamentos, após as refeições, porque ele sozinho já é cheio de informações para o olfato e paladar. Porém, se tivesse que acompanhar com alguma coisa, seria com certeza algo salgado e simples, tipo torradas com azeite e só.

Gunpowder - Whittard
Fonte: Folha do Chá

Moroccan Mint - Whittard


O chá que estou tomando nesse momento é o Moroccan Mint, da Whittard. Um blend de chá verde defumado com hortelã, com folhas que me lembraram bastante o estilo Gunpowder e um aroma refrescante de hortelã.
A cor é amarelo forte, o sabor defumado é bem predominante mas bem combinado com e amenizado pelo hortelã. Eu já tinha experimentando o Green Moroccan Mint da The Gourmet Tea e o Hortelã Marroquino, da Cuida Té. Esse da Whittard com certeza é muito parecido com o da Cuida Té.
É um chá que me agrada muito, principalmente após as refeições, por combinar 2 componentes bem digestivos. Ele fica ótimo quente e gelado, o preparando um pouco mais concentrado e com algumas pedras de gelo com hortelã natural. Não tem coisa melhor em dias exageradamente quentes. :)

Moroccan Mint - Whittard
Fonte: Folha do Chá



Jasmine - Whittard


Quem acompanha o blog há um tempo já deve ter percebido minhas preferências por alguns tipos de chás, como os do tipo oolong, chá verde bem vegetal, os pretos aromatizados e, o que trago hoje, jasmim.
Já mencionei alguns chás aromatizados com jasmim aqui. As flores de jasmim são deixadas em contato com as folhas de chá verde, impregnando todo seu aroma nelas. São chás muito agradáveis, de sabor e aroma típicos, com variações entre os mais amargos e adstringentes até os mais suaves, porém todos com um aroma floral inconfundível.
O Jamine, da Whittard, é do estilo mais forte, tanto em cor como em sabor. A cor fica um verde amarelado escuro e o sabor é inicialmente mais amargo, com um fundo levemente defumado, que lembrou o sabor do Gunpowder e final mais seco, quase adstringente. No entanto, todo o aroma floral o deixa muito fácil de tomar e agradável para ser consumido após as refeições.

Jasmine - Whittard
Fonte: Folha do Chá


Earl Grey - Whittard


O nome Earl Grey vem do nome do primeiro ministro da Inglaterra, Earl Charles Grey, que aboliu a escravatura durante sua atuação de 1830 a 1834. É dito que o Sr. Earl Grey salvou a vida do filho de um chinês, produtor de chás, que veio a aromatizar o chá preto com óleo de bergamota e homenagear o ministro britânico, dando o seu nome ao chá. Apesar de bonita, parece que a história não é verdadeira e não se sabe ao certo o porquê do chá receber o nome dele.

Ainda assim, o Earl Grey é um dos meus chás pretos aromatizados preferidos. O da Whittard, com folhas muito perfumadas mesmo antes da infusão, resultam num chá mais encorpado do que os outros que provei anteriormente e com um sabor um pouco menos cítrico e mais amadeirado e adocicado.
Acho que o Earl Grey tem a cara de um chá da tarde, combina muito bem tanto com doces ou salgados, puro ou com leite. Sou muito fã desse chá!

Earl Grey - Whittard
Fonte: Folha do Chá

Oolong - Whittard


As folhas do Oolong da Whittard são em tons de verde bem escuro, com aroma levemente tostado e floral. A infusão não é diferente, apresenta um aroma bem saliente de tostado e menos floral, toque bem sedoso na boca e sabor muito agradável que começa mais vegetal e se torna extremamente adocicado no final. Eu sou fã de oolongs, justamente porque proporcionam um pouco da experiências de chás aromatizados, dando um toque meio floral, dos chás verdes, com o sabor mais vegetal e adocicado e um toque do chá preto, por ser mais encorpado.
Excelente chá para tomar a qualquer hora do dia ou após as refeições.

Oolong - Whittard
Fonte: Folha do Chá

Afternoon - Whittard


Ao abrir a latinha, o perfume desse chá toma conta do ambiente. Um aroma que lembrou o Earl Grey mais suave e mais floral. Esse é um blend da Whittard, com 89% de chá preto, 10% de chá verde de jasmim e 1% de essência de bergamota. Ele já é totalmente diferente dos anteriores (Ceylon, Original e English Breakfast) e se torna um chá mais alegre, aberto, leve e fácil de tomar. 
As folhas secas são escuras, misturadas com algumas bem verdinhas, o chá apresenta cor laranja mais claro (mais do que a foto, que teve que ser tirada com flash) e até tirei uma foto das folhas após a infusão para observar melhor as verdes que se abrem e aparecem melhor. 
Achei um chá muito feliz, se é que posso descrever um chá dessa forma, pois combina 3 elementos que eu adoro de uma forma harmoniosa, que conseguem aparecer igualmente, em momentos diferentes em cada gole. Estou pensando com que tipo de alimento ele combinaria e não estou achando nenhum, por incrível que pareça. Talvez ele seja tão completo que não precise de acompanhamentos! :D

Acho que cada chá pode ter o seu valor e o seu momento certo mas o Afternoon eu tomaria o dia todo, facilmente.

Afternoon - Whittard
Fonte: Folha do Chá