Chá verde Piña Colada - Talchá

Five Years Time by Noah and the Whale on Grooveshark

O verão chegando e eu não deixei de tomar chá quente (ainda) até porque tem alguns que eu acho que combinam bem com a estação do sol e calor mesmo quentes. Eu sou gaúcha, tomo chimarrão e sempre tem aquela história que no inverno o chimarrão esquenta e no verão refresca e acho que para o chá, essa teoria pode ser aplicável também! :)
Um chá de verão é esse da Talchá, o chá verde piña colada, que é um chá verde com cubos de abacaxi e coco. Sabor suave, adocicado, aroma bem presente de abacaxi (mais que o coco), com um fundo bem típico do chá verde. Cor amarelo clarinho e a sensação ao colocar na boca é bem leve.
Para prepará-lo gelado eu o fiz um pouco mais concentrado e coloquei gelo mas pode ser feito normalmente e deixar gelando na geladeira.

Chá Verde Piña Colada - Talchá
Fonte: Folha do Chá

Masala Tea

Além do que se vê by Los Hermanos on Grooveshark

Essa amostra eu ganhei da Gabi mas não sabemos qual a marca. De qualquer forma, achei muito bom! É uma mistura de chá preto com cardamomo, pimenta rosa, cravo, canela e mais alguma(s) especiaria(s) que não identifiquei. Sabor bem suave e confortável, nada adstringente e levemente adocicado. Cor amarelo ouro, aroma misturado das especiarias.

Masala Tea
Fonte: Gabriela Cabral

Masala Tea 
Fonte: Folha do Chá

Vanilla Caramel Truffle - Lipton

The Heart Of The Matter by India Arie on Grooveshark

Na minha última ida ao Uruguai encontrei esse chá da Lipton, que é um chá preto com caramelo e baunilha. O chá de folhas soltas vem nesse saquinho de pirâmide, o que permite uma melhor infusão, de maneira que a água quente circula melhor entre as folhas, trazendo todo o seu sabor e aroma. A cor caramelo assim como o sabor característico do chá preto mas com um leve adocicado no fundo. Achei muito bom, quero experimentar os outros sabores que a Lipton oferece. :)

Vanilla Caramel Truffle - Lipton
Fonte: Folha do chá

Chocolate com Chá Verde - Planalto

chocolate by Snow Patrol on Grooveshark

Eu já tinha comentado aqui sobre esse chocolate e agora provei! Eu não sabia muito o que esperar de um chocolate com chá verde, só sei que gostei, principalmente do branco porque tem um gostinho diferente (não necesssariamente de chá), enquanto que o ao leite é bom mas não achei nada de exótico. Acredito que a Planalto queira ressaltar os benefícios do chá verde à saúde, já que no rótulo eles falam sobre os flavonóides, polifenóis e pelo efeito termogênico desse chá. Não sei qual a quantidade de chá verde por porção de chocolate.
Achei interessante provar mas não compraria pelos benefícios do chá verde, talvez pelo sabor. 

Chocolate Chá Verde - Planalto
Fonte: Folha do Chá

Chocolate Chá Verde - Planalto
Fonte: Folha do Chá

Preparador de Chá - The Gourmet Tea

Why Should I? by Luísa Sobral on Grooveshark

Feliz da vida com o presente que ganhei da minha prima Erika! Sim, um preparador de chá da The Gourmet Tea. Eu já tinha falado sobre preparadores de chá aqui e já tinha utilizado um quando fui na The Gourmet Tea e falei aqui.
É realmente muito prático, bonito e divertido! O meu é para 1 xícara, basta colocar o chá ali, acrescentar a água, esperar o tempo de infusão e colocá-lo sobre qualquer xícara/caneca/copo. Ele se encaixa e tem um sistema que ao apoiar sobre a xícara, sai o chá e ao levantar, pára. Tirei algumas fotos para demonstrar o funcionamento.

Preparador de chá.
Fonte: Folha do Chá

Pu-Erh - Win Wa Tea Company

Chinese by Lily Allen on Grooveshark

Último que experimento da coleção de chás chineses, o mais exótico deles: o Pu-Erh. 
Esse tipo de chá vem da mesma planta Camellia sinensis, sofre o processo que o chá verde sofre e depois é deixado para envelhecer. Fungos e bactérias crescem sobre as folhas, convertem açúcares simples em monoterpenóides que por se oxidam e se degradam ao longo do tempo em sesquiterpenóides, que possuem sabor terroso. Confuso? Também acho.
Na China é reconhecido pelo seus possíveis efeitos medicinais como redutor de colesterol e da pressão arterial e dependendo da idade do chá, que podem chegar a 50 anos ou mais,  possuem preços altíssimos.
Eles podem ser encontrados de forma prensada (mais tradicional) ou folha solta. 
As folhas secas possuem esse aspecto escuro, cheiro de terra e peixe (sim, peixe!). A coloração varia conforme o processo que as folhas sofrem, nesse caso ficou esse tom avermelhado mas já vi uns que ficam escuros quase como café. É um chá que não é muito encorpado, sabor terroso e meio defumado parece. Não é um chá que me deixa feliz. Quem sabe conforme eu for entendendo mais sobre o assunto e consiga perceber outros sabores, comece a achá-lo mais interessante. Por enquanto, deixo ele envelhecendo mais um pouquinho na latinha... ;)

Pu-Erh prensado. Fonte: Jas ETea

Pu-Erh Tea - Win Wa Tea Co.

White Tea - Win Wa Tea Company

The Best Of U by Foo Fighters on Grooveshark

Vamos para mais um chá da coleção ( 5 de 6), o White Tea. Os chás brancos que provei até hoje, sempre são suaves e leves e esse não é diferente. Sabor muito suave, até demais pro meu gosto, cor clara e aroma delicado. Não é um chá que desperta sensações, acho que neutro é a palavra que o define. Minha cabeça já vai um pouco mais longe, imaginando ele gelado com rodelas de laranja ou pedaços de morango e levemente adoçado. :)

White Tea - Win Wa Tea Co.


Jasmine Tea - Win Wa Tea Company

Waiting On The World To Change (Feat. Ben Harper) by John Mayer on Grooveshark

O chá de Jasmim é um chá verde com flores de jasmim e a primeira vez que provei foi um de saquinho, não lembro qual era a marca. Lembro de achar forte, amargo, porém perfumadíssimo. Ontem o meu primo Gustavo ainda esteve comentando que tinha provado e achado amargo, adstringente, então resolvi provar esse da coleção de chás chineses.
No preparo desse eu tive cuidado com a quantidade (1 colher de chá), a temperatura da água (depois de fervida, deixei descansar por 2 minutos) e o tempo de infusão (2 minutos). 
O aroma do jasmim é bem presente mas sem ser enjoativo (tanto nas folhas secas como no chá pronto) e ficou incrivelmente saboroso. Quase nada adstringente, suavemente amargo (pouco mesmo), cor amarelo clarinho. 

Jasmine Tea - Win Wa Tea Co.



Livro: The Harney & Sons Guide to Tea

Happy by Travis on Grooveshark

Tive que fazer um post só para contar que finalmente chegou o livro que eu havia encomendado, o guia do chá elaborado pela Harney & Sons (The Harney & Sons Guide to Tea). O autor, Michael Harney é o "master tea blender" da Harney & Sons, que possui lojas em Nova York, conforme mostrei aqui.
Recém dei uma olhada, acho que agora poderei aprender um pouco mais sobre os chás e a degustação deles. Conforme for, vou comentando aqui no blog sobre o livro. :)

The Harney & Sons Guide to Tea

Orchid Tea - Win Wa Tea Company

Diariamente by Marisa Monte on Grooveshark

Orchid tea é o terceiro da coleção de chás chineses e trata-se de um oolong com flores de orquídea. Achei o sabor parecido com o Ti Kuan Yin, um pouco mais amargo mas com um leve sabor de tostado. O aroma floral é sentido mais nas folhas secas do que no chá pronto. Assim como o Ti Kuan Yin, acho confortável consumi-lo após as refeições. :)

Orchid Tea - Win Wa Tea Co.

Flowering Tea ou Blooming Tea

Vivaldi Concerto in G by vivaldi on Grooveshark

As flowering teas ou blooming teas, de origem chinesa, são folhas de chá verde que envolvem algum tipo de flor desidratada, costuradas a mão com fio de algodão cru, e, ao receberem água quente se transformam em verdadeiras flores, proporcionando um delicioso chá. Para saber mais um pouco sobre a história, clique aqui. Esse tipo de chá aparece em uma cena do filme Marie Antoniette.
Ganhei um kit desses da Talchá da minha prima Paula. O primeiro que experimentei foi o Allegria, que é um chá verde sabor de jasmim com uma flor de calêndula. O efeito visual é lindo e muito legal de ficar observando! Quanto ao sabor, achei bem suave com um fundo de jasmim mesmo.


Flowering Tea. 
Fonte: Talchá


Flowering tea Allegria, da Talchá, feito em casa.




Beleza, sabor, aroma e arte reunidos. :)

Lychee Tea - Win Wa Tea Co.

Lovefool by The Cardigans on Grooveshark

Mais um da coleção de chás chineses, o Lychee Tea, que é um chá preto aromatizado com Lichia, que é uma fruta típica da China e comum em outros países também. No Brasil é cultivada em São Paulo, sendo difícil encontrá-la em qualquer supermercado. Comi lichia uma vez na vida, então lembro mais ou menos do gosto que ela tem.
O chá é suave e o sabor e o aroma da lichia eram conforme eu lembrava, trazendo um toque levemente adocicado e cítrico talvez. A cor, como pode se ver, não é tão intensa, em tons de caramelo avermelhado.

Lychee Tea - Win Wa Tea Co.

Ti Kuan Yin Tea - Win Wa Tea Company

No Other Way by Jack Johnson on Grooveshark

Estive andando pelo bairro Liberdade em São Paulo e tive que comprar essa linda coleção de chás chineses que encontrei por lá, produzidos pela Win Wa Tea Company (não encontrei site).
Os chás são: lichia, orquídea, jasmim, pu-erh, chá branco e o ti kuan yin.

Coleção de chás chineses (foto ruim)

Ainda não experimentei todos, conforme for experimentando colocarei aqui no blog.
O primeiro, então, foi o Ti Kuan Yin, que até então era um desconhecido para mim. Pesquisei e vi que trata-se de um chá oolong, o mais famoso na China pelo que entendi, e que tem um processo longo de produção. O significado de Ti Kuan Yin é "Iron Goddes of Mercy"ou Deusa de ferro da misericórdia, nome dado de acordo com uma lenda.
No caso do oolong, o processo que as folhas de Camellia Sinensis sofrem é o mesmo do chá verde mas com uma pequena oxidação. 
As folhas desse chá, antes da infusão, são no formato de rolinhos formando pequenas pérolas. Totalmente diferente dos outros que já provei. Coloquei as folhas secas no infusor e acrescentei água, quando retirei as folhas do infusor vi que elas estavam abertas e grandes, conforme a foto abaixo. Próxima vez farei em alguma caneca de vidro e sem infusor para observar elas abrindo! :)

Folhas após a infusão 


O chá fica com essa cor amarelo claro, sabor levemente adocicado e de tostado parece, não senti adstringência e sim um leve amarguinho no final. Achei ótimo e me parece ser digestivo ainda, tornando-o adequado para consumir depois das refeições.

Ti Kuan Yin Tea - Win Wa Tea

London Tea - New English Teas

I Wanna Hold Your Hand by The Beatles Orchestra on Grooveshark

Com essa história de provar chás e divulgar aqui e ali sempre surgem alguns interessados no assunto, outros que amam chá igualmente e outros que dão amostras de chá! A Gabi foi uma que me deu 2 amostras e uma delas é o London Tea da New English Teas. Ele vem nesta latinha linda de ônibus, é um chá preto bem diferente dos outros que tomei porque ele não tem folhas grandes e sim como se fosse granulado e quando acrescentei a água, a cor intensa veio imediatamente (e põe intensa nisso). O aroma é bem suave mas o sabor bem forte, adstringente. Acho que esse seria perfeito com leite para suavizar um pouco ou talvez preparar com um pouco menos de chá. 
Preparei com água fervente, 1 colher de chá e 3 minutos de infusão.

London Tea - New English Teas

Valeu Gabi! :)

Rosé - Talchá

Pelotas by Kleiton e Kledir on Grooveshark

Deliciosa infusão com pedaços de tangerina desidratados, rodelas de laranja, pedaços de maçã e amora silvestre, capim limão, flocos de cenoura, folhas de eucalipto, pétalas de hibisco e aromas naturais. O aroma é bem cítrico e refrescante com o eucalipto bem evidente. Sabor cítrico também e levemente adocicado. O hibisco não chega a aparecer, acho que está ali só para dar a lindíssima coloração: rosa, para ostentar o nome.
Devo lembrar que essa latinha foi feita para o dia das crianças, com uma outra infusão (o Jardim de Infância), e a minha amiga Débora, que comprou o Rosé, não resistiu ao colorido lindo cheio de ursinhos! Realmente é uma fofura. 
Essa infusão, por ser delicada, refrescante e sem cafeína combina bem com qualquer momento do dia e acho que gelada deve ser uma delícia! 

Rosé - Talchá

Agradecimento especial à Dé que me incentiva e me acompanha nessa jornada de chás. :)

Outras propagandas da Twinings

Electrolite by REM on Grooveshark


Depois que coloquei o vídeo da propaganda da Twinings aqui, acabei vendo outros vídeos de outras propagandas que achei muito boas também, resolvi compartilhar:








The art of tea. :)

Cinnamon Orange Spice - The Gourmet Tea

Mr. E's Beautiful Blues by Eels on Grooveshark

Chá preto, canela, casca de laranjas e aromas naturais. A The Gourmet tea fez essa combinação suave da laranja com a canela que conseguem se pronunciar bem junto com o chá preto. Levemente adocicado mas ao mesmo tempo com um leve amargo da casca da laranja. Preparei com água fervente e 3 minutos de infusão, que resultaram em um saboroso chá com bela coloração. 

Cinnamon Orange Spice - The Gourmet Tea

Alimentos com chá

New Soul by Yael Naim on Grooveshark

Há quem tome o chá pelo sabor, há quem tome pela cura, há quem tome pelo tratamento, há quem não tome e há quem "coma" chá. Acredito que os alimentos preparados com chá em suas formulações começaram devido à fama que o chá verde adquiriu de ser rico em antioxidantes e auxiliar no emagrecimento, tanto é que a maioria dos produtos abaixo são com chá verde (iogurtes, sucos, chocolate, barra de cereais, chiclete, geléia). 
Já percebi que os japoneses adoram pegar um alimento e fazê-lo com todos os sabores que existem no mundo, principalmente os mais exóticos. Daí surge um Kit-Kat verde ou de chá de jasmim, bem como uma gelatina de chá verde. 
No Brasil não é tão comum encontrar alimentos com chá mas já se encontram barrinhas de cereais, geléias (vi na A Loja do Chá, em São Paulo) e chocolates (encontrei os da Planalto, de Gramado).
Eu ainda não experimentei nenhum desses mas tenho curiosidade.


Alimentos com chá

Green Tropical Delight - The Gourmet Tea

Girassóis by Cidadão Quem on Grooveshark

Confortável, levemente adocicado, refrescante e saboroso. Assim é como eu descrevo Green Tropical Delight da The Gourmet Tea. A combinação de chá verde, casca de laranja, rosa mosqueta, raiz de alcaçuz, lascas de banana, grãos de cártamo e aromas naturais ficou bem equilibrada, trazendo uma coloração amarelo levemente esverdeado e aroma delicioso! 
Segui as recomendações de preparo do rótulo: água fervida, descansada por 2 minutos e 1 colher de chá do chá, infusão de 2 minutos.
Não sei qual dos ingredientes, talvez a rosa mosqueta, me fez lembrar o Jardim do Mosteiro, que é maravilhoso também.

Green Tropical Delight - The Gourmet Tea

Twinings - Take 10



Como já comentei antes, um dos chás que me fez despertar para o mundo dos chás foram os da marca Twinings, que costumava comprar no Uruguai. Ontem estive olhando o site da marca (que está muito bonito por sinal) e vi o programa do momento que é o "Take 10", que fala de como tirar 10 minutos de cada dia para se reconectar com você mesmo e como isso pode ter um impacto importante nas atividades do resto do dia.
Achei tudo a ver, principalmente com o momento que é o preparo, a degustação e os sentidos que uma boa xícara de chá pode trazer.
A propaganda está lindíssima, vale a pena conferir:



Além disso, eles dão dicas de como transformar esses 10 minutos do dia em momentos para relaxar, recarregar ou refrescar. Clique AQUI para saber mais.

Chá do Amor - Talchá


Novos chás pela frente! Esse é o Chá do Amor, da Talchá. Composto de folhas de chá preto, pedaços de morango, framboesa, groselha e aromas naturais. Esse me conquistou assim que senti o aroma! Aquele cheirinho de frutas vermelhas bem romântico, como diz o nome. Preparei conforme a indicação no rótulo, com água quase fervendo e infusão  de 4 minutos. 
A cor é esse marrom meio vermelho e o sabor é do chá preto com toques das frutas, que vai intercalando entre o adstringente, o doce e o azedinho. Lembrou um pouco o Four Red Fruits da Twinings, que eu adoro.

Delícia! :)
Chá do Amor - Talchá

Darjeeling - KHO CHA


Outro da KHO CHA, é um chá com sabor muito agradável e mais suave que o Pure Assam da mesma marca, faz uma bela combinação com leite e levemente adoçado, para o meu paladar.  A cor e muito intensa também e aroma suave. Diria que é um chá para se tomar no meio da tarde.

Darjeeling,  KHO-CHA


Bombom de champagne - Loja do Chá


O "Bombom de champagne" da Loja do Chá é composto por chá preto, bombons, amêndoas, pétalas de rosas, pedaços de morango e aromas. Cor marrom alaranjada profunda, aroma adocicado de morango e chocolate, sabor suave de chocolate e amêndoas com um toque de morango. Não identifiquei bem o champagne. Ele vem com bombonzinhos em formato de coração, o que dá um charme ao chá na hora do preparo.
Acho que é um chá que combina bem com o inverno e traz boas recordações.


White Berry Iced Tea - The Gourmet Tea


O White Berry Iced Tea foi o segundo que experimentei da The Gourmet Tea. É um chá branco com rosa mosqueta, rooibos, chá verde, folha de amora preta, frutos do sabugueiro, framboesa, morangos e aromas naturais. O aroma das folhas secas é de frutas vermelhas, principalmente morango. O chá preparado tem o aroma bem mais suave e quanto ao sabor foi um dos poucos que provei e que não me agradou muito, talvez por ser um pouco mais amargo. Por enquanto experimentei apenas 3 vezes e ainda quero prová-lo preparando de diferentes formas ou misturando com algum suco.

Talchá - São Paulo


Última loja de chá que conheci em São Paulo, a Talchá, que é simplesmente linda!
Ela fica no shopping Pátio Higienópolis, com uma decoração totalmente às custas dos utensílios que estão à venda, das lindas latas de chá e alguns budas. Tem algumas mesinhas, onde sentamos para degustar um dos  mais de 70 chás que a casa oferece. Eu pedi o Rooibos Blueberry, que uma das minhas primas tinha comprado e tinha dito que era muito bom. É um chá bem adocicado, cor marrom avermelhada e com aroma de fruta bem presente. Delicioso!
A minha amiga Débora pediu o Mate Gengibre Citrus, que eu só provei e me pareceu bom também, com sabor de gengibre e limão bem acentuados. Deve ser bom gelado também!
O chá já veio pronto em bules de porcelana, pronto para servir e tomar, a xícara era com a marca da loja e acompanhava uma amostrinha de bolo simples. 

Talchá

Ao sentar na mesa, a garçonete trouxe em seguida um chá do dia, que no caso era o Capim Limão gelado, muito bom também.

Amostra do chá Capim Limão

Rooibos Blueberry

Mate citrus gengibre



Depois fomos comprar chás e a atendente muito simpática e conhecedora dos chás, teve paciência de nos mostrar muitos e muitos chás, ficamos na dúvida e acabei optando pelo Chá do Amor (chá preto com frutas vermelhas) e pelo Piña Colada (chá verde com abacaxi e côco).

:)

Chá preto com Baunilha - A loja do chá


Esse é o outro chá que comprei na A loja do chá - TeeGschwendner, em São Paulo, chá preto com baunilha. Aroma suave de baunilha, relaxante e um pouco adstringente e cor alaranjada. Quando adoçado, o sabor da baunilha é realçado.

Chá preto com baunilha - A loja do chá

Pétalas de Laranja - A loja do Chá


Vários chás novos pela frente! Ontem experimentei esse da A loja do Chá, o Pétalas de Laranja. 
As folhas tem um aroma delicioso de flor de laranjeira, o sabor é na medida certa e adocicado e a cor avermelhada com um toque suave. Acho que cai bem após as refeições e por já ser levemente refrescante e cítrico, deve ser bom gelado também.
Temperatura da água: 100ºC
Tempo de infusão: 3 minutos


Pétalas de Laranja - A loja do chá (TeeGschwendner)


A loja do Chá - TeeGschwendner, São Paulo.



Como disse, conheci 2 lojas de chá de uma só vez! Essa que vou falar hoje é A loja do Chá - TeeGschwendner, que fica no shopping Iguatemi em São Paulo. 
Experimentei o O'Connor Cream, um chá preto com cacau. Achei muito bom, aroma bem presente de cacau e sabor suave e adocicado e a cor não tão intensa.

A loja é ótima também, vendem bules, xicaras, canecas, latinhas, açúcar, infusores e sal e geléia preparados com algum tipo de chá. Possuem uma enoooorme variedade de chás, fiquei perdida lá dentro e sofrendo para escolher somente 2 para levar pra casa. Comprei o Pétala de Laranja e o Chá preto com Baunilha, já provei os dois e serão assuntos para próximos posts.

As mesas ficam fora da loja, bem aconchegante. Trazem o chá pronto já, não ficamos observando a infusão, nem vimos as folhas do chá. Acho que a maioria das pessoas não se importaria com isso, mas eu gosto da função, acho que ficaria feliz vendo todo o processo. O chá vem servido em uma xícara (bem grande por sinal) coberta com um pratinho, conforme a foto.

O ambiente visto de longe (foto ruim, eu sei).



O'Connor's Cream - A loja do chá







The Gourmet Tea - São Paulo


Ontem cheguei em São Paulo e fui conhecer a The Gourmet Tea e A Loja do Chá. Na The Gourmet Tea pedi o Black Raspberry, que é um chá preto com folhas de framboesa e grãos de cártamo. Minha prima pediu o Mango Tropical Tea (chá preto com pétalas de calêndula e aromas) e a minha tia pediu o Rooibos Citrus Ginger. 
O Black Raspberry tem um sabor mais acentuado, aroma delicioso de framboesa e pouco adstringente. 
Os outros eu só provei e achei muito bons também, sendo que o Rooibos Citrus Ginger tem um sabor bem definido do gengibre, o que me agrada bastante. O Mango Tropical me pareceu mais doce e confortável. 

Pela primeira vez experimentei o preparador de chá, que falei neste post aqui. Achei muito prático e bonito! Aprovadíssimo :) No lugar de xícaras, servem em copos de parede dupla, que conserva bem a temperatura. Deixam um cronômetro para verificar o tempo correto de infusão de cada tipo de chá.
O ambiente é muito legal, limpo, moderno e as cores das latinhas dão o destaque para a decoração. Ficam ali as latinhas com amostras de todos os chás, para sentir o aroma e ver a aparência. 

Além disso, ganhei da minha tia mais 2 chás de lá que postarei por aqui assim que experimentar: Green Berry Delight e o Cinamon Orange Spice.

Black Raspberry

Ambiente e o preparo do chá.


Chá para alegrar - Sencha Doce Tentação; Loja do Chá


Um chá leve, de aroma adocicado, aroma de amêndoas e textura delicada. Provei poucos chás verdes aromatizados até hoje e esse é realmente especial, na minha opinião. Como se fosse um abraço.
Temperatura da água: 80ºC
Tempo de infusão: 2 minutos

Fonte: Folha do Chá


Chá para acordar - Pure Assam, KHO-CHA


Assam é um estado da Índia que possui solo e clima favoráveis para o desenvolvimento da Camellia sinensis. O chá produzido lá apresenta sabor intenso e maltado, um pouco adstringente e cor avermelhada. 
Considero um chá para acordar por ser bem intenso e saboroso! Este eu ganhei da minha cunhada, diretamente da Índia, da marca KHO-CHA.
A embalagem é um charme total! :)