Sonhos de Sena - Cuida Té

Be OK (Acoustic Version) by Ingrid Michaelson on Grooveshark

Comprei o "Sonhos de Sena" da Cuida Té em um free shop no Uruguai, onde eu já tinha comprado outros da mesma marca e já postei por aqui. 
Esse é um chá preto com canela, amêndoas, baunilha e laranja. As folhas secas são bem escuras, com pedacinhos de amêndoas, cascas de laranja e canela. O aroma é delicioso, bem mesclado mas com uma certa predominância da laranja e canela. O chá fica um marrom bem escuro e com aroma doce porque a baunilha começa a aparecer um pouco mais. Ele é um chá forte e encorpado, sabor estilo masala. Fiquei bem contente com esse chá, por enquanto provei só quente mas, com certeza, gelado deve ser uma delícia também.

Sonhos de Sena - Cuida Té
Fonte: Folha do Chá

Green Tea with Ginseng and Honey - Arizona

3x4 by Engenheiros do Hawaii on Grooveshark


Sábado estive passeando pela fronteira, em Rio Branco-UY e pelos free shops, onde vários chás saltam aos meus olhos! hehehe
Esse eu já tinha visto umas 3 vezes e sempre pegava, dava uma volta com ele pela loja e acabava colocando de volta na prateleira porque eu achava que ia comprar só pela embalagem e não tava botando fé no conteúdo. Enfim, ontem não resisti!
Essa marca, Arizona, pelo que eu vi no site tem diversos tipos de bebidas que vão desde chás em saquinhos, chás prontos para beber, chás em pó, mix de chás, sticks de chás até água de coco, água com vitaminas e minerais para reidratação, bebidas energéticas e coquetéis sem álcool. Tudo isso em embalagens bem coloridas e lindas!
O chá que comprei é o Green Tea com ginseng e mel, que me surpreendeu apesar de ser um chá engarrafado e com sabor bem diferente dos chás verdes, ele é bem bom! Talvez um pouco doce demais mas é refrescante! Vi que eles tem uma linha desses chás sem açúcar e orgânico também. Próxima ida ao uruguai certamente vou trazer outros sabores. 

Green Tea with Ginseng and Honey - Arizona
Fonte: Folha do Chá

Chás da marca Arizona
Fonte: Arizona

Além desse, comprei mais 2 chás que serão os próximos posts. :)

David's Tea

By Your Side by CocoRosie on Grooveshark

Diretamente do Canadá, a David's Tea, que possuem muitas lojas pelo Canadá e algumas em NY. 
Todas essas lojas que eu apresento aqui no blog são lojas que eu conheci virtualmente apenas (a maioria delas) e que eu acho que podem ser interessantes e tenho vontade de conhecer pessoalmente. Os chás, da mesma forma, eu não faço ideia se são bons, eles só me ganham pelo visual. 
A David's Tea foi asssim, bati o olho e gostei do site, gostei da variedade de sabores e dos acessórios com cores muito bonitas. Um dos chás mais vendidos deles é o "Chocolate Chili Chai" que é um chá preto com pedacinhos de chocolate, pimenta vermelha, pétalas de lírio, chilli e aromatizantes naturais e artificiais.  E o segundo mais vendido é o "Pumpkin Chai", um chá preto com canela, cravo, casca de limão, abóbora, cenoura, pedaços de caramelo, doces de abóbora e aromas naturais e artificiais. Louco, não?
Pelo que vi eles usam bastante aromas artificiais e alguns confeitos com açúcar também, o que pode tirar um pouco o propósito do chá tradicional mas não deixa de ser um outro estilo de chá. Eles também oferecem alguns chás tradicionais como o Sencha, Gyokuro, Dragonwell, Matcha, etc.

Top 3 David's Tea (kit de amostra dos top 3), chá preto "Read my lips", garrafinha para viagem com infusor, chaleira elétrica e copos "bubble".
Fonte: David's Tea

Kit de amostras de infusões, canecas com infusoeres, "honey sticks" e Infusão "Oh Canadá"
Fonte: David's Tea

Monkey Picked Oolong - Chá Yê!

Angel of Harlem by U2 on Grooveshark

O Monkey Picked Oolong 2011, veio de amostra grátis quando encomendei o Lapsang Souchong. Eu já tinha lido um pouco a respeito desse chá e me surpreendi.
Conforme diz no livrinho enviado pela Chá Yê, o nome do chá tem origem em um conto onde um grupo de camponeses treinavam macacos para colher as folhas de arbustos de chás que estavam em locais perigosos. Observaram que os macacos eram muito ágeis na colheita mas colhiam tanto folhas novas como folhas maduras, gerando este blend. Mesmo não sendo verdade, o chá ficou excelente e a história é bonitinha :)
As folhas secas são em tons de verde claro e escuro, todas enroladas e amassadas (me fez lembrar dos trabalhinhos de jardim de infância com bolinhas enroladinhas de papel crepom). O aroma é mais herbal e tostado. Pode-se fazer 6 infusões com as mesmas folhas, porém dessa vez eu fiz 3.
A água é a 100˚C, 1 minuto de infusão e é suficiente para as folhas se abrirem (sim, eu adoro ver esse processo) e liberarem o seu sabor e aroma. O liquor apresenta aroma completamente diferente, floral e me lembrou muito o jasmim! O sabor é suave, com um toque do tostado ao fundo e levemente adocicado, lembrou um pouco, no final, sabor de açúcar caramelizado com uma mistura de algum vegetal.

Monkey Picked Oolong 2011 - Chá Yê!
Fonte: Folha do Chá

Folhas do Monkey Picked Oolong, durante e após a infusão
Fonte: Folha do Chá

Lapsang Souchong 2011 - Chá Yê!

Autorretrato by Kleiton e Kledir on Grooveshark

O Lapsang Souchong é um chá preto defumado e eu sempre me perguntava como seria o sabor desse chá. Esse eu comprei na Chá Yê!
Ao abrir o pacote fui sentir o aroma com muita vontade e achei extremamente forte, característico de defumado e impregnante. Vi que a medida era de meia colher de chá para 250ml de água a 100˚C. Respeitei bem a medida porque vi que corria o risco de ficar forte demais se colocasse 1 folhinha a mais. Deixei em infusão por 2 minutos e como dizia na embalagem que as folhas poderiam sofrer infusão pelo menos 5 vezes, tratei de fazer uma outra infusão para minha mãe provar também. Não satisfeita, fiz mais uma infusão para deixar na geladeira e tomar mais tarde.
As folhas são pretas com tons de marrom, não muito longas e enroladas. O liquor de cor amarelo escuro alaranjado com o aroma bem mais suave mas predominante de defumado. Sabor inicial levemente amargo passando para adocicado e não adstringente. 
Interessante foi que ao prová-lo quente, achei mais intenso tanto o aroma defumado quanto o sabor e o gelado parecia bem mais adocicado e aroma bem mais suave também. 
Foi uma experiência bastante diferente para mim, nunca tinha tomado nada igual. Pretendo seguir tomando para identificar melhor os aromas e sabores. :)

Lapsang Souchong 2011 - Chá-Yê!
Fonte: Folha do Chá

Chegou o meu chá da Chá Yê!

Ben Harper / Strawberry Fields Forever by Soundtrack on Grooveshark

Hoje chegou a minha encomenda da Chá Yê! Chegou bem dentro do prazo que eles deram de 6 dias úteis. Estou super satisfeita! Eu comprei o Lapsang Souchong 2011 e de brinde veio o Monkey Picked Oolong, sobre o qual comentarei em outro post.

Os chás vem em embalagens metalizadas, no rótulo consta o nome e tipo do chá, o ano, o nome do arbusto, a região em que foi produzido e, atrás, a quantidade de folhas para a quantidade de água, o tempo de infusão e temperatura da água, indicam ainda quantas infusões podem ser feitas com as mesmas folhas, o mestre que produziu o chá, data de validade e contatos. Além disso, eles enviam um livrinho com fotos das folhas de todos os chás que eles vendem, explicando cada um! Excelente!

Já provei o Lapsang Souchong mas quero provar de outra forma, então contarei amanhã!


Lapsang Souchong 2011, Monkey Picked Oolong e livrinho 
Fonte: Folha do Chá


 
Livrinho da Chá Yê!
Fonte: Folha do Chá

Tea Palace

Every Morning by The Cranberries on Grooveshark

A loja de hoje é de Londres, a Tea Palace. Eu acho incrível que por mais que as lojas sejam de chás e vendam acessórios como caneca, bules, infusores, as coisas sempre conseguem ser diferentes e sempre acabo descobrindo uma novidade. Os blends também acabam sempre me surpreendendo, parece não ter limites para as escolhas de sabores!
Achei a Tea Palace muito charmosa com suas latinhas roxas e decorações temáticas da vitrine de acordo com a ocasião do momento, como o casamento real, por exemplo.
Nessa loja é possível criar um chá personalizado e colocar o próprio nome, mas parece que esse serviço não está disponível online ainda.

Bule, toalhinha, flowering tea, caneca, infusão de frutas, kit de chá + vela
Fonte: Tea Palace

Chá verde e preto aromatizados, kit de amostras de chás, latas na loja, infusor e rock sugar.
Fonte: Tea Palace

Tea clock

O Engraxador by Luísa Sobral on Grooveshark

Desta vez eu não estava procurando nada sobre chás, mas parece que as coisas relacionadas ao chá saltam aos meus olhos! hehehe
Queria achar um aplicativo no Chrome Web Store e o Tea Clock apareceu. É tão simples que nem tem o que explicar. Basta escolher o tipo de chá que ele vai dizer o tempo e temperatura adequados para a infusão e se quiser ainda pode ajustar o tempo. Depois, é só clicar em "Steep" e seguir fazendo o que quiser, quando o chá estiver pronto ele avisa!
Eu gostei :)

Tea Clock
Fonte: Tea Clock

T2

Never Gonna Leave This Bed by Maroon 5 on Grooveshark

Hoje trago mais uma loja que encontrei virtualmente, a T2, diretamente da Austrália. Ela possui uma enorme variedade de chás brancos, amarelos, verdes, pretos, oolongs, pu-erhs, infusões de flores e frutas, enfim, são mais de 180 tipos de chás e infusões embalados com latas muito bonitas. 
A novidade deles é uma infusão com folha de bambu, descrita como refrescante e adocicada. Fiquei no mínimo curiosa!
Além disso a linha de bules, canecas e xícaras são bem diferentes, com cores bem fortes e contrastantes e possuem ainda a linha T2 Kids, que são kits com mini bules e xícaras feitos com material inquebrável com cores super fofinhas. Eles vendem uma linha de chás especialmente voltada para o público infantil. Fofo é pouco! 

Bules, canecas, infusão de bambu, T2 Kids e kits para presente da T2.
Fonte: T2 

Bules

Teapot by Soundtrack on Grooveshark

Eu acho bules para chá lindos e clássicos mas não tenho o costume de utilizá-los porque geralmente preparo 1 xícara por vez, então uso o infusor ou o preparador de chá individual mesmo. Mesmo assim, tenho vontade de ter muitos bules de todas as cores, formatos e tamanhos, como esses da foto!

Bules para chá

Chá Yê!

Dog Days Are Over by Florence and The Machine on Grooveshark

Nas minhas "caminhadas" pela internet em busca de chás e afins acabei descobrindo o Chá Yê! 
Os fundadores, Caio e João, trazem excelentes chás chineses para o público brasileiro. Realmente eu não tinha visto nada igual por aqui ainda e fiquei muito feliz ao saber da existência de um local que me parece confiável e com produtos de excelente qualidade. 
Ao contrário deles, eu ainda sou uma novata nesse mundo dos chás, tenho procurado conhecer e estudar um pouco a cada dia e lendo o livro do Michael Harney senti falta de poder provar os chás que ele descreve. Eis que surge o Chá Yê com vários chás mencionados no livro! 
Por enquanto comprei o Lapsang Souchong 2011, que é um chá preto defumado tradicional. Lá no site deles dá para conhecer um pouco mais sobre cada chá, eles informam a origem, a época da colheita, o tipo de arbusto, a temperatura da água e o tempo para infusão. Dá para ter a "certidão de nascimento" completa de cada chá. 
Em breve poderei contar a minha experiência. :)

Chá Yê!
Fonte: Chá Yê!

Xícara para sentar

My Girl by The Temptations on Grooveshark

Uma amiga esteve recentemente em Gramado/Canela-RS e tirou uma foto nessas cadeiras de xícara (as da esquerda da foto) e eu adorei! Procurando pela internet achei outras e resolvi colocar por aqui.
Divertido!

Cadeiras de xícara

Mix infusão + chá

Desculpe o Auê by Rita Lee on Grooveshark

Essa mistura eu já fiz algumas vezes e fica especial!
Começo fazendo a infusão "Sonhos Tropicais" da Cuida Té, com água fervente por 8 minutos. No meio do caminho (aos 4, 5 minutos) eu acrescento o chá verde Green Moroccan Mint da The Gourmet Tea. Geralmente coloco 1 colher de chá do Sonhos Tropicais e uma colher mais rasa do Moroccan Mint. 
Passo para um copo com bastante gelo e acrescento um pouquinho de açúcar (opcional) e pronto! Outra sugestão, que não aparece na foto, mas eu faço quase sempre é colocar uma rodela de laranja ou limão siciliano. Perfeito para tardes quente de verão e acompanha bem qualquer refeição ou lanche.

Mix Sonhos Tropicais + Green Moroccan Mint
Fonte: Folha do Chá

Wine Infused Teas - Praise Tea

King Of Anything (Strings Version) by Sara Bareilles on Grooveshark

Achei esses 3 chás da Praise Tea interessantes e fiquei bem curiosa para provar. São chás aromatizados com vinho ou espumante. 
O primeiro deles é o Raspberry Champagne, um chá branco com framboesa, flor de cártamo e aromatizado com champagne. 
O segundo é o Rooibos Secret Wine, composto de rooibos, cártamo, centáurea e aromatizado com vinho.
Por último, o Assam Cabernet, em uma combinação de chá preto assam, raíz de alcaçuz, canela e carbernet. 
Todos me parecem deliciosos! Pesquisando um pouquinho, ainda achei umas receitas de "vinho de chá", onde misturam chá, uva passa, limão ou laranja e açúcar, deixam fermentar por 1 mês ou mais e pronto. Confesso que fiquei curiosa também apesar de achar o processo e a mistura um pouco estranha.

Wine Infused Teas
Fonte: Praise Tea

Brazilian Baía - Twinings

My Friends Over You by New Found Glory on Grooveshark

Acabo de tomar o último saquinho do Brazilian Baía da Twinings, que é  um chá preto com côco, baunilha e grãos de cacau, com um aroma delicioso e adocicado, meio exótico.
Sabor bem presente da baunilha, aroma do côco e cor de cacau. Pouco adstringente e bem encorpado. Não é tão bom como o African Tunda (da mesma marca), que não tenho mais aqui e era um composto de rooibos, chá preto, abacaxi e hibisco e era muito diferente de todos os chás que já provei até hoje! :)

Brazilian Baía - Twinings
Fonte: Folha do Chá

Shogun - Tee Gschwendner

Daughters/Album Version by John Mayer on Grooveshark

Ganhei uma amostra de mais um chá da Tee Gschwendner (A loja do chá), o Shogun, que é uma mistura de chás verdes da China e da Índia com maçã, framboesa e ruibarbo. As folhas secas são compridas e enroladas com aroma delicioso e doce de framboesa, principalmente. O chá apresenta cor verde claro, toque suave e aveludado quase, sabor variando de adocicado a levemente cítrico. Bem no final da xícara que comecei a sentir um leve amargo característico do chá verde. Como eu já disse antes, tenho gostado cada vez mais dos chás verdes aromatizados, acho que são leves, refrescantes, digestivos.

Fonte: Folha do Chá
Obrigada Gabi e Chiquinho :)

A moment of calm - Twinings

Go Home by Eliza Doolittle on Grooveshark

Experimentei esse chá esses dias na casa de uma amiga e ela me deu mais uns para eu trazer para casa (obrigada Estela!) e acabei experimentando ele gelado, como sempre gosto de fazer com as infusões. 
A diferença entre os chás de saquinho e de folha solta é que geralmente os de folha solta são de qualidade superior e a infusão é mais adequada, vamos dizer. No entanto, os da Twinings de saquinho são muito bons, pelo menos vários que provei até hoje e que pretendo ir falando por aqui, pela tradição da marca eles tem todo cuidado para manter a qualidade. O que tem que cuidar são aqueles chás cheios de corantes e aromatizantes artificiais que deixam um sabor esquisito.
Essa infusão é uma mistura de laranja, manga e canela. Aroma cítrico com e sabor delicado da laranja com um adocicado da canela. Corpo leve e cor vermelho carmim, naturalmente sem cafeína. Delicioso quente ou gelado e eu preferi com um pouquinho de açúcar. :)

A moment of calm - Twinings
Fonte: Folha do Chá

Strawberry black tea - Ahmad Tea

Black Bird by Sarah MacLachlan on Grooveshark


Esse chá eu encontrei em um mercado em Porto Alegre, do outro lado da rua eu já tinha batido o olho na latinha vermelha e não resisti!
Trata-se de um chá preto aromatizado com morango da marca Ahmad Tea, que é uma marca inglesa. As folhas do chá secas são bem escuras e enroladas com um aroma de morango bem acentuado mas não enjoativo. O liquor tem essa cor linda, avermelhada (na foto ficou mais ainda por causa do flash), encorpado, sabor levemente amargo e adstringente, tornando-se adocicado no final. 
Eu adoro a mistura do chá preto com frutas vermelhas em geral, acho uma bela combinação e esse não foi diferente. Ontem quando fiz, coloquei 1 colher de chá mais rasa e acho que ficou um pouco melhor mais suave, hoje coloquei uma colher bem generosa e ficou um pouco forte.
Experimentei ele gelado e ficou maravilhoso também!

Strawberry Black Tea - Ahmad Tea
Fonte: Folha do Chá

Voltando em breve!

Somebody That I Used To Know by Gotye ft. Kimbra on Grooveshark

Estive meio ausente nos últimos dias e acho que até março será assim ainda, alguns dias com post e outros dias sem, já que preciso terminar as coisas do mestrado. hehehe
Estive em Porto Alegre e num mercado comprei um chá preto aromatizado com morango da marca Ahmad, farei o post amanhã sobre ele.
Vou adiantar a foto da latinha por enquanto :) Até breve!

Strawberry black tea - Ahmad Tea
Fonte: Folha do Chá



Adagio Teas II

California King Bed by Rihanna on Grooveshark

Outro dia falei sobre a Adagio Teas e comentei que era possível criar um blend próprio, lembram?
Hoje fui lá e criei um e dei o nome de Nutelate (qualquer semelhança é mera coincidência) ;)
Escolhi um chá preto (Ceylon Sonata) + chá preto aromatizado com avelã + chá preto com pedacinhos de chocolate. No rótulo coloquei o logo do blog! Achei bem divertido e saiu por 10 dólares a brincadeira. Aproveitei para comprar amostras de 4 chás, o "tropical sampler" que vem chá preto com coco, com manga, com maracujá e com graviola (sabiam que graviola em inglês é guanabana?). 
Ah! Se quiserem podem encontrar e comprar o "Nutelate" por lá! Tá, eu sei que o nome ficou péssimo, mas acho que o chá vai ser bom! 
Infelizmente o frete é mais caro do que todos os produtos juntos... :(

Nutelate - Chá preto com avelã e chocolate
Fonte: Adagio

Tropical sampler - Adagio
Fonte: Adagio


Rosé Gelado - Talchá

Breathless by The Corrs on Grooveshark

Já falei desse chá antes aqui mas tinha provado ele quente e agora como ganhei ele no kit resolvi provar gelado e foi uma ótima ideia. :)
Ele na verdade é uma infusão composta de pedaços de tangerina desidratada, rodelas de laranja, pedaços de maçã e amora silvestre, capim-limão, flocos de cenoura, folhas de eucalipto e pétalas de hibisco.
O aroma das folhas secas representa muito bem quase todos os seus ingredientes, ressaltando principalmente a laranja, tangerina, capim limão e o eucalipto, bem cítrico.
A cor é linda, como já falei, que dá origem ao nome "Rosé" e o sabor é cítrico e refrescante, ao mesmo tempo traz uma sensação de relaxamento. Acho que o eucalipto dá essa sensação de calmo, refrescante, ar puro. hehehe
Provei sem adoçar e depois com 1 colher de chá de açúcar e ficou melhor ainda! Fiquei fã dessa infusão :)

Rosé Gelado - Talchá
Fonte: Folha do Chá

Earl Grey Orgânico - Talchá

Thank You by Alanis Morissette on Grooveshark

Esse é um chá preto que eu adoro e é bem tradicional: o Earl Grey. Esse da Talchá e é orgânico, composto de chá preto com óleo essencial natural de bergamota (tangerina). Ele tem um sabor mais suave do que os outros que já provei mas é bem aromático, parece até bem no fundo um toque de baunilha. Não é adstringente, corpo aveludado. Tomei sem adoçar e ficou ótimo! A cor é esse marrom alaranjado, lindo!

Earl Grey Orgânico - Talchá
Fonte: Folha do Chá

Mate Gengibre Citrus Orgânico - Talchá

Sweetest Thing by U2 on Grooveshark

Esse é o meu primeio Mate da coleção, já tinha experimentando um golinho quando fui na Talchá porque uma amiga tinha pedido esse mas não lembrava direito. 
Ele é composto de erva-mate (ilex paraguariensis), capim limão, gengibre, limão taiti e aromas naturais. Nesse momento estou tomando ele quente e imaginando ele gelado. O aroma que destaca é o de limão, bem cítrico com um fundo do gengibre. A cor é amarelo escuro, quase laranja, toque médio. Sabor inicial do gengibre, suavamente picante, passando para o limão e capim limão bem característicos e no final da xícara o gengibre volta a ficar mais intenso, pelo menos eu achei.
Sempre gostei de chá mate e chimarrão, acho muito confortável o sabor e com essa infusão não foi diferente. Poderia tomá-la o verão inteiro :)

Mate Gengibre Citrus - Talchá
Fonte: Folha do Chá

Masala - Talchá

Follow Me (album version) by Uncle Kracker on Grooveshark

Para começar bem o ano, nada com um chá novo! Já experimentei 2 chás do tipo Masala e esse é o terceiro, da Talchá. A combinação de chá preto, pedaços de laranja, canela, cardamomo, cravo e gengibre é  muito aromática e saborosa. Ele não é picante e sim levemente refrescante e bem adocicado com a canela e o cravo. Cor intensa, sabor bem mesclado começando pelo cravo e canela, passando pelo cardamomo e um leve toque do gengibre. Não achei adstringente.
Como todo Masala, provarei com leite depois. :)

Masala - Talchá
Fonte: Folha do Chá