Don Juan - Inti Zen

Primavera (Vai Chuva) by Pato Fu on Grooveshark

Primeiro dia da World Tea Expo, eu passando pela segunda vez por um corredor quando um senhor alto olha para o meu crachá e grita: Brasil!! Brasil!! Eu sorri e logo vi ele falando espanhol e explicando que era da Argentina. Me apontou o estande que ele estava e disse para eu ir ali. Fui e ele me apontava e dizia para todos os colegas dele: Brasil! Brasil! Parei na frente do estande e ele pegou uma sacola e começou a encher de chás e geléias! Foi um momento divertido, fiquei ali conversando um espanglês ou um portunhol com eles e vi que eles representavam a marca Inti Zen e Chamana. Eu já tinha ouvido falar mas nunca provado. São todos chás em saquinhos, alguns tradicionais e outros blends mais exóticos. 
O primeiro que provei foi o Don Juan, da Inti Zen. É um chá preto de Assam com doce de leite (!!!) e frutos vermelhos. Eu já provei muito chá mas nunca tinha provado um com doce de leite. Fiquei bem curiosa e por isso foi o primeiro que quis provar. 
Fui cheia de cautela porque é um chá preto e de saquinho e geralmente isso resulta em um chá forte e adstringente. No entanto, ao provar, vi que estava bem errada. Fiz a infusão a 100˚C por 2 minutos e em seguida apresentou uma cor super forte, marrom bem escuro e o aroma delicioso de doce de leite mesmo com um fundo das frutas vermelhas. O sabor é suave (até demais), nada adstringente e encorpado, com sensação cremosa na boca. Já estou curiosa para provar os outros!

Don Juan - Inti Zen
Fonte: Folha do Chá

King Hsuan Oolong Tea "Best Collection" - Justmake Taiwan Tea

Stay by Lisa Loeb on Grooveshark

O sétimo e último chá, do kit de oolongs, que comprei na feira é novamente o King Hsuan, só que nomeado como sendo da "Best Collection". Fiquei pensando o que teria de diferente do outro.
Ao abrir o saquinho já comecei a entender. Isso porque eu tinha falado que o King Hsuan é super floral mas esse, da "Best Collection", é como se estivesse no meio de uma floricultura! Sem exagero. 
Além disso, as folhas são maiores e mesmo antes da infusão são ultra perfumadas e após a infusão o aroma é bem parecido com o outro. A cor do chá é a mesma, o sabor e o aroma são um pouco mais acentuados e talvez seja um pouco mais encorpado. O perfume das folhas após a infusão é viciante, fiquei um bom tempo apreciando.
Não pesquisei com calma sobre a produção desse chá, queria saber como eles o deixam tão aromatizado, se é o mesmo processo do chá aromatizado com jasmim ou outra forma. Se eu descobrir, volto para contar.
Assim encerro essa feliz semana de oolongs, da marca Justmake de Taiwan. :)

King Hsuan Oolong Tea "Best Collection" - Justmake Taiwan Tea
Fonte: Folha do Chá

Folhas de King Hsuan "Best Collection" após a infusão
Fonte: Folha do Chá



Coloquei toda a coleção, em sequência, com suas embalagens,  folhas, chá e folhas após a infusão, para comparação.

Embalagens de toda a coleção de Oolongs da Justmake
Fonte: Folha do Chá

Folhas de toda a coleção de Oolongs
Fonte: Folha do Chá

Liquor de toda a coleção de Oolongs
Fonte: Folha do Chá

Folhas após a infusão de toda a coleção
Fonte: Folha do Chá

King Hsuan Oolong Tea - Justmak Taiwan Tea

Guardian by Alanis Morissette on Grooveshark

Guardei o King Hsuan para o final porque eu já tinha provado ele lá na feira e já tinha me apaixonado. O motivo? Ele é um oolong extremamente floral. Eu adoro chás com toques florais, tipo jasmim ou rosas e esse é muito floral! Eu já falei que ele é super floral? hehehe
As folhas dele são parecidas com as dos outros (menos do Formosa Oolong), cor verde mais claro, enroladas em bolinhas e já apresentam um toque do aroma que eu tanto falo. Ao fazer a infusão, as folhas se abrem em grandes e médias folhas, é um espetáculo à parte. Após a infusão, as folhas ficam com o aroma extremamente concentrado, em uma mistura entre frutall, floral e adocicado. Na verdade, chegou a lembrar o cheirinho que fica na cozinha ao se preparar alguma geléia. O chá apresenta cor verde claro, aroma bem mais delicado, corpo médio com toque sedoso na boca e muito saboroso.
Não preciso dizer que estou muito fã desse chá, né? Amanhã falarei mais sobre ele. 

King Hsuan Oolong Tea - Justmake Taiwan Tea
Fonte: Folha do Chá

Folhas do King Hsuan após a infusão
Fonte: Folha do Chá


Olimpíadas 2012

Brasil by Cazuza on Grooveshark

Hoje, excepcionalmente, preparei 2 posts! Isso porque hoje iniciam os jogos olímpicos, com abertura oficial hoje às 17h (horário de Brasília). Horário perfeito para preparar aquele chá preto "English Afternoon", acompanhado de um bolo inglês! :)
Eu nunca fui, nem perto, de ser atleta. Porém sempre admirei muito as pessoas que dedicam suas vidas para um determinado esporte. Não deve ser nada fácil seguir um treinamento tão rigoroso e exaustivo, trabalhar fortemente e concomitantemente o corpo e a mente, tudo para superar os limites ou chegar o mais perto possível da perfeição.
Acho lindo assistir determinados esportes e as olimpíadas trazem à tona aquele torcedor dentro de cada um de nós, faz o coração acelerar e às vezes, quem sabe, até mesmo lágrimas de emoção. Ach o bonito ver tantos países, com tantas culturas diferentes, juntos com um mesmo propósito e no momento do esporte, seja qual for, falando a mesma língua. E a torcida então? Dá para ver os mais fanáticos, com camisetas, fantasias e cara pintada, até mesmo aqueles que dizem não crer em nada, fazendo um figa ou uma reza forte para o seu time.
E é isso aí! Eu não sou fanática mas pretendo assistir algumas modalidades e, claro, torcer para o Brasil!
Andei vasculhando a internet e encontrei alguns utensílios feitos em homenagem às Olimpíadas de Londres. Não tem como falar em Londres e não pensar em chá!

Todos acima são da The London 2012 Shop

Os que parecem toucas de natação, são as "teapot cozy" para cobrir o bule e manter o chá quentinho, são da Tea Palace.
A caneca é da The Oak Room.
Os chás comemorativos são da Twinings.

Achei legal também o projeto da Sarah Hyndman, que fotografou um logotipo olímpico por dia, por 365 dias, com coisas diferentes. E hoje temos o resultado final, em vídeo, com todos eles. Para ver as fotos, tem o site aqui.

Formosa Oolong Tea - Justmake Taiwan Tea

Madalena by Elis Regina on Grooveshark

O tradicional Formosa Oolong, conhecido como "Champagne Oolong", da marca Justmake, é totalmente diferente dos outros oolongs que tenho colocado aqui no blog. Até porque ele é oolong com nível de fermentação mais alta e por isso apresenta as folhas secas bem mais escuras, em tons de marrom escuro e verde escuro. O chá tem uma linda cor de âmbar, aroma entre um amadeirado, frutado e adocicado, eu diria. É um oolong bem mais encorpado com sabor também meio amadeirado e adocicado, lembrando bem mais o sabor de alguns chás pretos, só que bem mais suave e já bem distante dos oolongs menos fermentados. 
Eu já tinha falado sobre os níveis de fermentação dos oolongs e sobre o Formosa Oolong aqui e aqui, respectivamente.
Como eu sempre digo, é fascinante ver como o mundo dos chás é infinito e variável. A partir de uma mesma planta, ter tantos tipos diferentes de chás e entre os tipos, ainda possuir tanta variação de cor, sabor e aroma, apenas mudando um processo ali e outro lá ou uma colheita diferente e pronto, um produto final totalmente diferente. :)

Formosa Oolong Tea - Justmake Taiwan Tea
Fonte: Folha do Chá

Folhas do Formosa Oolong após a infusão
Fonte: Folha do Chá




Tsui Yu Oolong Tea - Justmake Taiwan Tea

Breakdown by Tom Petty on Grooveshark

O Tsui Yu Oolong Tea da Justmake, apresenta as folhas secas em tons de verde médio e verde escuro, bem enroladas e amassadas, aroma quase igual aos outros da mesma marca. Porém, durante a infusão e após, o resultado sempre vem com um toque diferente. O Tsui Yu tem um aroma que me levou direto para a casa do meu vô em noites de verão, isso porque lá tinha, na volta da casa, dama-da-noite. Essa flor exala um perfume super doce e concentrado, inigualável. No caso do aroma do Tsui Yu, esse aroma é bem mais suave mas lembrou muito as mesmas notas. É um chá medianamente encorpado que mistura o sabor mais vegetal com floral. Uma delícia e cada dia mais difícil eleger o melhor de todos da coleção.
Li em aqui que esse é o mesmo Jade Oolong, que foi o que provei no curso lá, mas eu lembrava muito bem ou confundi tudo.
As folhas, após a infusão deixam um aroma mais concentrado e muito bom! Como os anteriores, dá para fazer 5 infusões usando as mesmas folhas. :)

Tsui Yu Oolong Tea - Justmake Taiwan Tea
Fonte: Folha do Chá

Folhas de Tsui Yu após a infusão
Fonte: Folha do Chá

Mountain Oolong Tea - Justmake Taiwan Tea

Runaway train by Soul Asylum on Grooveshark

Dias felizes acompanhados de muitos oolongs.
Hoje é o Mountain Oolong Tea, um chá com folhas enroladas, mais parecidas com o do Tung Ding, só que folhas mais compactas e brilhantes. Senti o aroma das folhas secas e não notei diferença entre eles. Ao fazer a infusão, a cor já é diferente, um amarelo um pouco mais forte, o aroma bem diferente. Muito mais floral que os outros 2 anteriores e o sabor também é mais encorpado, deixando uma sensação aveludada na boca. Por enquanto, eu diria que esse é o melhor (pelo menos para o meu paladar).

Mountain Oolong - Justmake Taiwan Tea
Fonte: Folha do Chá

Folhas do Mountain Oolong Tea após a infusão
Fonte: Folha do Chá

Formosa Paochong Oolong Tea - Justmake Taiwan Tea

Bitch by Meredith Brooks on Grooveshark

Hoje é dia do Formosa Paochong, da marca Justmake. Com folhas enroladas ao comprido, tipo espiraladas, em uma tonalidade linda de verde musgo e um aroma mais marcante que o Tung Ding .
O chá apresenta cor verde claro, aroma um pouco mais floral e sabor refrescante e intenso, mais amanteigado, eu diria. No final tem um toque muito de longe que me lembrou açúcar caramelizado.  
Eu já tinha provado e aprovado esse chá, durante o curso, e agora confirmo a aprovação e digo que os oolongs seguem sendo os meus "queridinhos" do momento. Ainda bem, porque ainda tem mais 4 oolongs dessa marca para os próximos dias!
Acho que no final, farei infusões de todos e os provarei lado a lado, para uma comparação mais nítida. 

Formosa Paochong Oolong Tea - Justmake Taiwan Tea
Fonte: Folha do Chá

Folhas do Formosa Paochong Oolong Tea após a infusão
Fonte: Folha do chá



Tung Ding Oolong Tea - Jusmake Taiwan Tea

These words are my own by Natasha Bedingfield on Grooveshark

Se a palestrante do Kenya era a mais empolgada e carismática, o palestrante de Taiwan era o mais feliz do mundo. Esse chegou cantando e fazendo todo mundo cantar e bater nas mesas "I love tea, I love tea, I love oolong tea". Depois, na feira, pude ir ao estande da Justmake e provar mais alguns e entre eles o King Hsuan Oolong Tea, que me fez ficar por lá e não querer sair mais. Então, vi que estavam vendendo um kit com alguns dos oolongs da marca por apenas 10 dólares. Os chás vem embalados em pacotinhos, com 10g de folhas, dos tipos: Tsui Yu, Mountain Oolong Tea, King Hsuan, Formosa Paochong, Tung Ding, Formosa Oolong e Tung Ding.
Os oolongs de Taiwan são conhecidos por serem os melhores que existem, e até então eu conhecia muito pouco sobre eles. Confesso que estou perdida no meio desse monte de oolong mas resolvi começar pelo Tung Ding, que também é chamado de Tung Ting ou Dong Ding. A palavra "dongding" significa "pico congelado" e é o nome da montanha onde ficam as plantações desse oolong.

O Tung Ding tem as folhas enroladas em bolinhas meio amassadas, cor entre verde médio e verde escuro com algumas partes bem mais escuras, algumas com um pedaço de talo ainda. O aroma das folhas é suave mas tem um fundo mais cítrico parece. O chá, de cor amarelo claro, mantém o aroma mas salientando uma presença mais floral. O sabor é levemente cítrico e floral, medianamente encorpado e não adstringente. O sabor inicial lembra um pouco aquele sabor mais vegetal dos chás verdes mas bem mais suave. 
No pacote diz que dá para fazer até 5 infusões com as mesmas folhas, apenas ajustando o tempo. Ele indica começar com 1 minuto e 20 segundos, passar para 20 segundos, 45, 1 minuto e 20 e a última 2 minutos e 20 segundos. A água sempre a 100˚C.
Quando eu vi 20 segundos na segunda infusão eu fiquei desconfiada, mesmo assim resolvi seguir e deu muito certo. Ficou com a mesma cor da primeira e o sabor até mais acentuado. Talvez a primeira infusão fosse apenas para "lavagem" ou para "despertar" as folhas, como eles falavam por lá. Vi, em vários momentos, as pessoas descartando a primeira infusão de alguns tipos de chás. Eu ainda não fiz isso, acabo provando e tomando o "descarte". :(

Oolong Teas - Justmake Taiwan Tea
Fonte: Folha do Chá


Tung Ding Oolong Tea - Justmake Taiwan Tea
Fonte: Folha do Chá


Folha de Tung Ding Oolong Tea após a infusão
Fonte: Folha do Chá


Mount Kenya Supreme - Royal Tea of Kenya

My Name Is Jonas by Weezer on Grooveshark

Uma das palestrantes mais carismáticas e empolgadas do curso "World Origin Tasting Tour" era a Joy M. W'Njuguna, do Royal Tea of Kenya. Depois, durante a feira, tive a oportunidade de falar com ela no estande da marca. Durante o curso eu fiquei encantada com os chás que ela levou, especialmente o White Whisper e o Royal Golden Safari. 
O White Whisper é um chá branco, similar ao Silver Needle, com folhas compridas e aveludadas, aroma floral, liquor claríssimo e sabor suave, doce e leve, lembrando um pouco o sabor do pêssego. Achei realmente delicioso. O outro era o Royal Golden Safari, que é um chá preto feito de brotos da Camellia Sinensis, segundo a Joy, o tipo de chá mais raro do Kenya.  É um chá de cor amarelo ouro, aroma adocicado, cítrico e sabor floral. As folhas são verdes com amarelo e após a infusão ficam mais para o marrom. Foi um chá bem diferente de todos os outros que provei e achei muito saboroso. É realmente uma pena eles não deixaram fotografar nada, tenho que ficar puxando da memória e das anotações.

No estande, ela me deu a amostra do Mount Kenya Supreme, que é um chá preto com folhas médias e pequenas e um aroma mais cítrico. Porém, o sabor é bem mais amadeirado ou achocolatado, encorpado e não adstringente. Um chá mais complexo, eu acredito porque cada gole dá para sentir diferentes sabores e aromas, desde os mais cítricos (bergamota), amadeirados (canela) e floral (jasmim). Mais uma vez, fiquei muito satisfeita com um chá produzido no Kenya. :)

Mount Kenya Supreme - Royal Tea of Kenya
Fonte: Folha do Chá



Huibai - Zhenan Tea

Mr. Know It All by Kelly Clarkson on Grooveshark

Esse é o outro chá que ganhei de amostra no estande da Zhenan Tea, lá na World Tea Expo. Fiquei curiosa vendo as folhas desse chá que são verdes acinzentadas, enroladas e tinham um aroma fresco e verde. 
O chá vem em saquinhos piramidais e eu preparei com temperatura de água de 80˚C e infusão de 2 minutos. Ele apresenta cor verde clarinho, sabor levemente tostado e adocicado, do jeito que eu gosto. Nunca tinha ouvido falar do Huibai e encontrei pouca coisa a respeito dele. Em um site dizem que ele é um chá branco do tipo White Peony (Pai Mu Tan) e em outro dizem que ele é um chá verde e no site do fabricante, não diz nada. Eu não achei ele com cara nem sabor de chá branco, embora as folhas, após a infusão, lembrem um pouco as folhas de um chá branco. Ele tem tudo para ser um chá verde pelo aspecto, aroma, sabor e tudo mais. Tem um sabor levemente tostado, adocicado e herbal típicos do chá verde. Acabei não pesquisando muito mais pela internet mas se alguém souber me dar maiores informações, agradeço.
Tudo que eu sei dizer é que eu gostei bastante desse chá e só tenho mais 3 saquinhos que estão sendo economizados. Fiz segunda e terceira infusão das mesmas folhas e ficaram perfeitas.

Huibai Tea - Zhenan Tea
Fonte: Folha do Chá

Folhas do Huibai Tea após infusão
Fonte: Folha do Chá


Green Tea - Zhenan Tea

If You Leave by Nada Surf on Grooveshark


Era o último dia da World Tea Expo, e eu olhando os estandes que não tinha dado muita atenção no outro dia, e vi um chá com umas folhas diferentes, então fiquei ali pela volta olhando os outros chás e perguntei para a moça que estava por ali qual era o nome daquele. Obviamente ela respondeu, em chinês, algo que não compreendi. Segui olhando os outros chás e ela me apontou uma plaquinha com o nome do chá que eu tinha perguntado, anotei e ela começou a gritar para o outro chinês que estava por ali: sample! sample!! Ele se levantou, pegou alguns saquinhos piramidais com o tal do chá e colocou em outro saquinho e me deu, sorrindo: sample! sample! Eu agradeci, fiquei rindo e já ia saindo quando ela se vira e pega uma caixa lacrada e começa a me falar: sample! sample! Hum.. cheguei a pensar que eu deveria devolver aqueles que ela tinha me dado, quando ela colocou nas minhas mãos a tal caixa e seguia falando, provavelmente boa parte do vocabulário inglês dela: sample! sample!
Resolvi me certificar que eram amostras e que eram para eu levar para casa e provar e ela só fazia "sim" com a cabeça, sorrindo. Sorri igualmente e agradeci e fui até o próximo estande com alguém falando "sample! sample", porque adorei a função!

Enfim, a caixa que ela me deu trata-se de uma caixa com 50 (sim... cinquenta!) saquinhos de chá verde da marca deles, que é a Zhenan Tea. Inicialmente, eu tava meio pessimista com esse chá, até chegar em casa e prová-lo. Apesar do chá ter sabor diferente de outros chás verdes de folha solta, ele não deixa a desejar. Pelo contrário, ele é um chá de saquinho surpreendentemente delicioso, com todos os sabores e texturas que um chá verde pode ter. No rótulo nem tem indicação de tempo e tempertura, mas já que as folhas são trituradas, pensei que deveria ter mais cuidado ainda com a infusão. Fiz com água a 80˚C e infusão de 1 minuto apenas e deu certo.
Abri um saquinho para tirar foto das folhas, que embora trituradas, apresentam uma coloração e aparência uniforme, aroma herbal e adocicado.

Green Tea - Zhenan Tea
Fonte: Folha do Chá






World Tea Expo

Till I Hear It From You by Gin Blossoms on Grooveshark

Gostaria de falar um pouco sobre a World Tea Expo, que aconteceu no Convention Center de Las Vegas. No primeiro dia que cheguei, participei de um curso chamado World Origin Tasting Tour. Ao chegar lá, eles entregavam um "passaporte", onde estava toda a programação e os chás que seriam degustados com espaço para escrever sobre cada um. O curso era dividido por países, então começou pela China, onde um representante de lá vinha e falava rapidamente sobre o país e explicava sobre os chás que seriam degustados. Nós, alunos, sentávamos em mesas redondas (5 a 6 pessoas em cada mesa) e nos traziam um bule com o chá prontinho, copinhos e pratos onde estavam as folhas secas e após a infusão de cada chá. Eram 8 países e 3 a 5 chás de cada país, totalizando 30 chás!
A cada país, trocava de sala e acabava sentando com pessoas diferentes, o que foi legal porque pude conversar e conhecer pessoas de vários estados dos EUA, do Canadá, da Austrália, da Inglaterra, Colômbia e Dubai. Cada um com propósito diferente, alguns queriam abrir uma loja de chás, outros já tinham lojas e queriam conhecer mais, alguns tinham hotéis, restaurantes ou ainda aqueles, assim como eu, simples admiradores dessa bebida.
Fiz várias anotações sobre os chás, alguns eu não esqueci e acho que jamais esquecerei mas alguns eu não lembro direito. 
Nos 3 dias seguintes foi a feira em si. Muitos e muitos estandes com muitos e muitos representantes de chás do mundo inteiro, assim como representantes de embalagens, bules, xícaras, chocolates com chás, saquinhos, máquinas, garrafas, chaleiras e tudo mais que vocês possam imaginar relacionado ao chá. Eu fui no primeiro e no último dia. Olhei, andei, conversei, experimentei, cheirei, li, assisti e ri sozinha várias vezes. Assisti a uma competição de infusão, onde diferentes pessoas de diferentes lugares, preparavam diferentes chás para um mesmo jurado. Cada um fazia cada chá de uma maneira, com um tempo e temperatura de infusão específica. Eu sentei achando que não seria nada demais e acabei ficando até o final porque foi muito interessante. Pena que só os jurados experimentavam os chás.
Infelizmente não deixavam tirar foto de nada lá dentro. Com algum sacrifício consegui que um segurança tirasse uma foto minha na frente da entrada. Eles faziam várias ameaças caso te pegassem tirando foto (e eu pensava: que tanto!?). Não quis arriscar, embora, no último dia, observei várias pessoas tirando fotos, inclusive com seus mega tablets. 
Para saber mais sobre a World Tea Expo, é só ir no site.


Passaporte do World Origin Tasting Tour
Fonte: Folha do Chá

Deixo aqui os chás que experimentei no World Origin Tasting Tour, sendo que os grifados em verde foram os meus preferidos! Lembrando que me surpreendi com os chás do Kenya, são diferentes e magníficos, assim como os oolongs de Taiwan! O último da lista, o Oriental Beauty, diz o palestrante que custa 100mil dólares, 600g de chá (!!!!). Realmente é um chá sensacional com sabor complexo que mistura desde um amadeirado com leve amargo, passando para um adocicado e floral e no final um toque refrescante, porém, nem se eu tivesse todo o dinheiro do mundo pagaria por ele. O próprio palestrante explicou que esse chá é feito para consumo próprio dos produtores e eles não tem interesse em vender, então chegam as pessoas de fora e querem comprar e eles dizem "não". Os caras insistem e eles colocam um preço lá em cima e acabam vendendo assim mesmo. hehehe 
Chega, né? Já falei demais e poderia ficar a tarde contando historias que ouvi por lá mas vamos aos chás:

World Origin Tasting Tour - World Tea Expo
Fonte: Folha do Chá

World Origin Tasting Tour - World Tea Expo
Fonte: Folha do Chá


World Origin Tasting Tour - World Tea Expo
Fonte: Folha do Chá






Goji Pop - David's Tea

Mary Jane's Last Dance by Tom Petty on Grooveshark

Falei tanto da David's Tea e seus chás mas acabou ficando esse esquecido no fundo da caixa! Trata-se de uma infusão chamada Goji Pop, que vem numa latinha (na foto parece um latão mas ela não tem 8cm de altura) e eu senti o aroma dele na loja e fui direto para a infância, em algum parque de diversão regado a pirulito e maçã do amor. 
É uma mistura de goji berries, rosa mosqueta, óleo de limão, maçã, melão, calêndula e hibisco. O aroma é bem doce, lembrando mesmo os doces da infância, e o chá fica com uma cor rosa clarinho e o sabor, embora eu não seja muito fã de infusões de frutas quente, esse me agradou até.  Uma mistura do sabor adocicado e levemente azedinho. Eu nunca tinha provado uma goji berry e lá nos EUA parece ser comum, vi em vários lugares, mas provei umas que tinham nesse chá mesmo e gostei. Aliás, essa é uma infusão que dá para comer e fazer infusão! hehehe

Fotos das Goji Berries in natura e desidratadas
Fonte: Site Quental Biológico

Goji Pop - David's Tea
Fonte: Folha do Chá



Rooitea Orange - Tee Gschwendner

Slow It Down by Amy McDonald on Grooveshark

Ganhei esse chá dos meus primos de Curitiba, tive a felicidade de encontrá-los em Porto Alegre no último final de semana, depois de quase 6 anos sem vê-los! 
É um chá da marca Tee Gschwendner que a minha prima comprou na The Kettle, uma casa de chás famosa em Curitiba e eu já a tinha mencionado em um dos primeiros posts aqui do blog. Quando eu for até Curitiba, será parada obrigatória! :)

A infusão de rooibos com laranja é simplesmente maravilhosa. Já provei o rooibos combinado com café, com limão, com capim limão, com chocolate mas nunca tinha provado com laranja. E é só isso: rooibos + laranja e resulta numa explosão de aromas e sabores deliciosos. O rooibos entra com o sabor amadeirado, fechado e adocidado, enquanto a laranja chega com todo o seu frescor e leveza. Opostos que combinaram perfeitamente! Sem dúvida nenhuma que essa infusão ficará uma delícia gelada também!

Rooitea Orange - Tee Gschwendner
Fonte: Folha do Chá



Mais e mais chás!

Five Years Time by Noah and the Whale on Grooveshark

Depois de mais de um mês falando sobre os chás e lojas que conheci nos EUA, (foram 8 lindas lojas, 23 chás, 1 garrafinha, 1 chocolate com rooibos, 1 termômetro e infinitos sabores, aromas e momentos muito felizes), quero deixar a dica das outras lojas, que eu pretendia ir e não fui por falta de tempo. Quem for a NY deve tentar visitar algumas delas porque acho que valem a pena.

* Mambo Tea House - 98 Park Av, Rutherford, NJ. - O lugar parece lindo, oferece um exótico cardápio de comida cubana e vários chás. Fiquei muito querendo ir mas acabei nem indo até New Jersey.
* Tea & Simpathy - 108 Greenwich Avenue. - O site não é dos mais bonitos, a loja parece legal e oferece diversos tipos de chás de marca própria e de outros também. Pareceu interessante.
* Bosie - 10 Morton St. between Bleecker e 7th Ave. - Esse eu queria muito ter ido porque o lugar parece lindo, pelas fotos, e uma grande variedade de chás e comidinhas com uma cara ótima! 
* Coco Fresh Tea and Juice - Possui 4 endereços em NY (ver site). - É uma franquia "made in Taiwan", que possui mais de 800 lojas pelo mundo, e oferece uma grande variedade de chás gelados, chás com sucos, bubble tea (queria muito provar!) e chás com leite. Tem um espírito mais teen, moderninho e divertido.
* Argo Tea - 1792 Broadway. - Essa foi a primeira loja que vi, quando estava chegando em NY, a caminho do hotel. Depois, como já sabia onde ela era, fui deixando para depois e acabou não dando para ir também. Porém provei alguns chás dela em Las Vegas e adorei. É uma loja com uma imensa variedade de chás e infusões e possui lojas em Chicago, St. Louis e Boston (só fui ver isso depois).
* Thé Adore - 17 East 13th Street. - Não lembro nem de onde tirei essa loja, não possui site mas tem uma boa review aqui. Uma boa variedade de chás tradicionais, aromatizados e infusões, pelo que entendi, muitos da marca francesa Mariage Frères
* Teany - 90 Rivington St. - O site está em construção, dá para ver algumas imagens pelo Google aqui e entender porque ela tava na minha lista. :) 
* Kusmi Tea - 1037 3rd Ave. - Belíssimo site dessa empresa de chás francesa, já tive o prazer de experimentar um dos chás deles, através de uma amostra enviada por uma amiga (valeu, Laura!). A loja de NY, assim como as outras, parece ser linda assim como são as latas deles. 
* T Salon - 230 5th Ave, com 27th St. - Muitos e muitos chás e infusões, pelo site parece valer a pena conhecer.

Fiquei meio triste por não ter conseguido visitar todas mas, por outro lado, fica a desculpa para voltar para a cidade que nunca dorme que eu adorei tanto conhecer!
Outra dica é ir em qualquer supermercado ou mercadinho de NY para ver muitos mas muitos chás de todos os tipos e marcas, de saquinhos, folha solta, engarrafados, enlatados... Se alguém tiver mais dicas, por favor, deixem nos comentários! 

Chás no supermercado (não lembro qual, mas algum lá perto da 97th St.)
Fonte: Folha do Chá

Cenas dos próximos capítulos: falarei aqui no blog sobre os chás que ganhei de amostra ou experimentei lá na World Tea Expo + chás que ganhei do Ederson, do blog O Chato dos Chás + chá que comprei em São José dos Campos, SP + 1 infusão que esqueci de postar da David's Tea + os recém chegados chás da Teapigs e mais umas amostras da Twinings e Dilmah enviados pela Joana, diretamente da Inglaterra (obrigada, Joana!).
Ufa! Então é isso... água na chaleira e vamos lá!

Próximos chás que estarão na minha xícara e no blog
Fonte: Folha do Chá


Emperor's Clouds and Mist - Teavana

chocolate by Snow Patrol on Grooveshark

Esse foi o terceiro chá comprado na Teavana, por sugestão da atendente que me disse ser um chá verde mais suave mas saboroso. Eu nunca tinha ouvido falar desse chá, senti o aroma e achei que seria um tipo de chá que me agradaria bastante.
O Emperor's Clouds and Mist é um chá chinês, cultivado a 1500m de altitude, em local encoberto por nuvens (foto), era um chá chamado de "ouro verde". Apresenta folhas finas e enroladas, cor verde escuro, aroma e sabor muito suaves, levemente adocicado, floral e herbal com um fundo delicado defumado. 
As folhas após a infusão apresentam cor verde mais claro e mostram bem que são apenas brotos ou folhas novinhas da planta. 
Eu tenho gostado muito do sabor e aroma que esse chá oferece, que é o típico de um chá verde mas mais suave. Tem dias que só tenho vontade de tomar esse tipo de chá, quase um vício.

Fonte: Jiang Tea

Emperor's Clouds and Mist (folhas secas, liquor e folhas após infusão) - Teavana
Fonte: Folha do Chá

White Ayurvedic Chai - Teavana

Um Girassol da Cor De Seu Cabelo by Nenhum de Nos on Grooveshark

Dias de Chai! O de hoje é o White Ayurvedic Chai, da Teavana.
Composto de chá branco, canela, coco, abacaxi, pimenta rosa, gengibre, cardamomo e cravo. Aroma das folhas misto entre canela, cravo e laranja. A combinação de tudo isso ficou com uma ótima aparência. O chá apresenta cor amarelo claro, surpreendentemente encorpado, sabor levemente adocicado e picante, aparecendo o sabor inicial predominante da canela, final da laranja e toque apimentado. Saboroso, leve e digestivo, me fez muito feliz esse chai! :)
Na foto de hoje, coloquei um pedacinho do saquinho que veio o chá, originalmente.

White Ayurvedic Chai - Teavana
Fonte: Folha do Chá

Samurai Chai Mate - Teavana

Dog Days Are Over by Florence and The Machine on Grooveshark

O Samurai Chai Mate, lá na Teavana, era servido misturado com o White Ayurvedic Chai, sobre o qual falarei outro dia. A mistura ficou tão saborosa que comprei os dois!
Vou falar deles separadamente. O Samurai Chai Mate, composto de mate, rooibos verde (olha ele de novo!), canela, anis, cardamomo, coentro (!!), amêndoas, papaia cristalizado, abacaxi cristalizado, casca de laranja, capim limão e flor de centáurea azul. Nossa nunca vi tanta coisa junta, mas ainda assim, com um bom resultado!
As folhas tem aroma cítrico e predominante da canela e o sabor é levemente picante e adocicado devido às frutas cristalizadas. É uma infusão suave e muito agradável de tomar. Gostei da mistura de rooibos com o mate, ficou muito saboroso. 
Na foto, tirei foto só do rótulo que veio no pacotinho, já que transferi para uma lata que eu tinha em casa.



Samurai Chai Mate - Teavana
Fonte: Folha do Chá



Teavana

Don't Speak by No Doubt on Grooveshark

Já tinha falado da Teavana em alguns posts anteriores e essa foi a loja que visitei em Boston (800 Boylston St.) e em Las Vegas (Fashion Show Mall, 3200 Las Vegas Blvd.).
As duas lojas são bem parecidas, ficam no shopping e em nenhuma me permitiram tirar fotos, infelizmente. Só tirei uma da vitrine da loja de Boston, antes de perguntar se poderia tirar fotos. :)
Eles possuem uma grande variedade de chás tanto tradicionais quanto aromatizados, utensílios lindíssimos e kits com chás e utensílios em caixas muito legais também. 
Nas duas lojas provei vários chás, tanto quentes como gelados e todos muito bons. Inclusive comprei 2 que experimentei lá, o Samurai Chai e o White Ayurvedic Chai (que serviam misturados) e outro que a atendente me mostrou, o Emperor's Clouds.
As atendentes falavam sem parar sobre cada chá que ofereciam, explicando os aromas, benefícios, origens, etc. Quando comprei, na loja de Boston, eles colocavam nos saquinhos de papel e a atendente disse que o chá não duraria ali, que eu teria que colocar numa lata, só que eles só tinham latas grandes, o que achei uma falha. Fora isso, saí bem satisfeita da loja e valeu a pena conhecer. Eles possuem várias lojas pelos EUA e Canadá, quem estiver por lá, vale dar uma passadinha em uma.
Vou falando sobre os chás que comprei nos posts seguintes.

Teavana - Boston, MA
Fonte: Folha do Chá


Lucky Star - Radiance Tea & Books

Like A Star by Corinne Bailey Rae on Grooveshark

Minha última compra na Radiance foram Flowering Teas. Uma caixinha com 6 unidades, com 3 tipos diferentes de flores. Conforme eu for fazendo, vou colocando aqui. Hoje fiz a Lucky Star, que rendeu uma pseudo flor não tão bonita, mas sempre legal de ver as folhas se abrindo e um chá delicioso.
O chá me pareceu mais aromatizado que o de outras flowering teas que provei. Essa, de hoje, tem aroma de jasmim, que predomina no sabor também. Um chá muito saboroso, fácil de gostar e de tomar por ser muito confortável. 

Lucky Star - Radiance Tea
Fonte: Folha do Chá